A cultura do autoatendimento já é uma tendência na maioria dos países da Europa e da América do Norte e pelo visto, as grandes redes de hiper e supermercados do Brasil estão começando a seguir a mesma linha, de acordo com os dados da Associação Brasileira de Supermercados (Abras), que prevê uma estimativa de 22,1% de investimento, por parte dos supermercadistas, ou até mesmo a expansão do uso do modelo de self-checkout em seus negócios.
Para o economista e presidente do Instituto Brasileiro de Executivos de Varejo e Consumo (IBEVAR), Claudio Felisoni de Angelo, sem dúvida o autoatendimento oferece mais benefícios para o varejo. “Desde 2017, as grandes redes supermercadistas já vêm aderindo ao modelo self-checkout, entretanto, somente nos dois últimos anos se observa um movimento crescente de implantação desta tecnologia em diferentes loja e regiões do Brasil”, defende Felisoni a respeito do interesse dos brasileiros em fazer compras via autoatendimento. Segundo a da Croma Marketing Solutions, essa preferência dos brasileiros já atinge 60,4% da população.
Pesquisas da NRC (líder global em tecnologias de transações de consumo) indicam inclusive que com a instalação do self-checkout, o tempo de espera reduz em até 30%. “O modelo de autoatendimento, ao diminuir as filas, melhora a rentabilidade e a imagem de toda a operação. O estabelecimento e o próprio consumidor ganham com a adesão desse serviço. Gradativamente essa ideia será implantada de forma ampla”, conclui o economista.
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