Desde julho de 2021, a M. Dias Branco capacitou cerca de 2.500 vendedores e promotores de venda em um ambiente virtual imersivo e coletivo no Metaverso, onde as pessoas realizam atividades guiadas por um avatar 3D customizado. O treinamento “Loja Perfeita” estabelece um novo padrão de execução dos produtos no ponto de venda.
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Mauro Alarcon, diretor de Tecnologia de Informação da M. Dias Branco (CIO), conta que chegou à empresa tendo como um dos desafios apoiar o amadurecimento da área de Trade Marketing na Academia de Vendas criada pela companhia. “O primeiro pilar da evolução da empresa no trade foi baseado na cultura de vendas (sell out), com a capacitação da equipe. O projeto da Loja Perfeita é uma iniciativa que treina adequadamente vendedores e promotores de venda, de maneira didática, atrativa e ágil, com facilidade de acesso via smartphone, sem necessidade de óculos 3D e de maneira democrática e acessível a todos”, pontua o executivo.
Com 17 plantas industriais espalhadas pelas regiões Nordeste, Sudeste e Sul, uma no Uruguai e 30 escritórios comerciais, a companhia estava em busca de tecnologias que pudessem dar mais efetividade ao treinamento de vendedores e promotores, que estão em todas as regiões do país. “Começamos em 2021, em um momento em que ainda não conseguíamos estar presentes fisicamente em outras cidades para ministrar os treinamentos presenciais, devido à pandemia, e precisávamos de alinhamento entre as equipes. Mas o treinamento no Metaverso se mostrou tão eficiente, que decidimos investir na evolução do projeto”, conta Mauro.
Pioneira no uso do Metaverso no treinamento de profissionais de vendas, a M. Dias Branco contou com o apoio da 4Dmais, empresa especializada em tecnologias imersivas, para criar o ambiente virtual. “Todo o ambiente é interconectado com a realidade da empresa, seja para a compra de produtos ou capacitação dos promotores de venda responsáveis pela disposição dos produtos da M. Dias Branco nas gôndolas”, explica Kedma Tolentino, CEO da 4Dmais. “Hoje percebemos no mercado um movimento de busca de iniciativas similares”, completa.
Felipe Rama, Head de Trade Marketing da M. Dias Branco, ressalta que houve ganhos também para os varejistas. “No varejo, a estratégia é baseada no comportamento do consumidor, o chamado shopper. Com a execução estratégica e aprimorada, a venda se torna mais qualificada também”, explica o executivo. Ele ressalta que, além da formação profissional, o treinamento oferecido pela M. Dias Branco permite a identificação das dificuldades de entendimento e dos desafios dos profissionais, seja por canal, estado e até mesmo região do Brasil.
O executivo destaca que o ambiente do Metaverso propociona o aprendizado de forma leve e com alto engajamento. Segundo ele, 93% dos participantes que realizaram o treinamento concluíram os cursos e mais de 50% refizeram o treinamento buscando o grau de conhecimento adequado e garantir qualificação para atuar com eficiência no ponto de venda.