Não há mais dúvidas de que o varejo se transformou depois da pandemia e as mudanças que aconteceram em toda a cadeia abriram novas portas para diversos novos serviços. Neste cenário, a tecnologia reina sobre todas as novas tendências para o varejo mundial em 2023 e, de acordo com a nova edição do Estudo Global do Consumidor, feito pela Zebra Technologies, ela é considerada a melhor amiga dos consumidores atualmente.
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As principais tecnologias para o autoatendimento no varejo
Nos supermercados, por exemplo, a tecnologia é a base para a experiência de compra do futuro, onde o contato com outras pessoas será cada vez menor. A pesquisa da Zebra mostra outra tendência dos consumidores, que é a diversidade nas opções de autoatendimento, incluindo pagamentos sem contato, autoatendimento por smartphone, carrinhos inteligentes e quiosques digitais.
Nesta edição do Estudo Global do Consumidor, 74% dos tomadores de decisão do varejo pretendem implantar um terminal ou quiosque de autoatendimento nas lojas. Atualmente, o principal investimento em tecnologia no varejo mundial é nos softwares usados para o gerenciamento de tarefas.
Tecnologia que complementa a experiência
A pesquisa mostra que 82% dos tomadores de decisão de empresas varejistas pretendem aumentar o investimento em tecnologia nos próximos três anos e 45% planejam usar terminais de autoatendimento em parte da área de checkout. Além disso, o estudo revela que 43% dos entrevistados já estão separando um espaço na loja para oferecer a opção de pagamento sem contato.
De acordo com Tiago Mello CMO da Linx, existe uma nova expectativa para as lojas físicas e isso significa assumir o papel de complementar a experiência de compra levando conveniência efetiva para a jornada de compra. “O varejo está passando por um momento de grande digitalização e a tecnologia torna possível que um consumidor tenha uma jornada mais fluida, garantindo um diferencial competitivo para as empresas”, afirma.