A Robinson Crusoe, indústrias de conservas de pescados no mercado nacional, com o propósito de obter uma operação eficiente em termos de produtividade e consumo, a empresa prossegue com seu projeto de se transformar, até 2025, em uma planta de processamento de pescado moderna, compacta e inteligente. Por fazer parte do grupo empresarial JEALSA, a Robinson Crusoe tem acesso a estudos e projetos de aceleração tecnológica de unidades produtivas e logísticas similares ao grupo, trazendo à operação brasileira o que mais gera benefícios econômicos, ambientais e sócio-laborais.
Nos últimos 4 anos foram feitos diversos investimentos em modernização de layout, aquisição de máquinas de última geração, novas linhas de produção e implantação de outras atividades, como, por exemplo, a produção de envases metálicos. Concluída a etapa de investimentos do ciclo 2020-2023, a Robinson Crusoe se volta agora para a conectividade, integração e automação dos processos produtivos e de controle, de sua fábrica em São Gonçalo do Amarante, no Ceará.
Ainda que detenha equipamentos com alta tecnologia embutida, uma planta de processamento de pescado demanda muita mão de obra direta. “O que se busca na condução ao status de Indústria 4.0 é o cenário de integração entre o trabalho manual e o tecnológico, trazendo para o negócio economia na utilização de insumos, informação em tempo real, mais segurança e qualidade aos produtos, integração direta de processos e, naturalmente, menor custo de produção”, conclui Manoel Ramon Gonzalez, CEO.
Com a estrutura atual de sua planta, agregando tecnologia de ponta e digitalização dos processos de gestão integrados ao seu ERP (Planejamento de Recursos Empresariais), a Robinson Crusoe mantém a melhoria contínua de seu processo produtivo e está preparada para se consolidar entre as empresas de pescados mais avançadas do país. “A Crusoe está sendo preparada hoje para os desafios atuais e futuros”, comenta Manoel Ramon Gonzalez. “Largar na frente e aliar inovação com experiência, vai garantir a colheita de bons resultados no negócio, e é por isso que o projeto indústria 4.0 se tornou uma realidade tão importante para a empresa”, completa.
Gratificante ver o crescimento e modernização permanente da indústria nacional ligadas ao food service. Parabéns à Robinson Crusoe!
Sou sócio do CEAP Pesquisa de Mercado, empresa com atuação em vários segmentos, principalmente alimentos, e, principalmente, proteínas animais: frangos, suínos, bovinos, peixes em lata e ovos.
Para quem eu posso enviar um breve portfólio do CEAP? Se possível, também o nome da pessoa.
Super grato,
Celso
Prezados Srs.
Gostaria de contar com a oportunidade de apresentar um portfólio de soluções de automação na intralogística do processo, gestão dos estoques , armazenagem, separação de pedidos e expedição sequenciada.
Poderia por gentileza informar o nome e contato do responsável pela área industrial e logística, para que possamos enviar um folder resumido?
Grato,
Sds.
Marcos André Passarelli
CEO – ENGELOG Consultoria Empresarial, Industrial e Logística Integrada
mpassarelli@engelog.ind.br