As inovações no varejo estão sempre conectadas às novas tecnologias e com elas surgem soluções para diferentes demandas dos supermercados. Sem dúvida, uma das principais chaves para o sucesso é acertar na experiência do cliente com a marca e isso faz com que as empresas sejam, cada vez mais, multicanal e conectadas com diversas plataformas.
A Total IP é uma desenvolvedora de softwares com soluções para atendimento e criou a ferramenta Robô Dinâmico de Pesquisa, que mede a satisfação do cliente a partir de uma ligação telefônica. De acordo com o gerente comercial da Total IP, Tiago Sanches, a comunicação do robô deve ser assertiva, rápida e direta na mensagem. “Temos um grande parceiro varejista que abriu um canal de vendas por telefone durante a pandemia e identificamos a preferência de alguns clientes em falar ao invés de digitar”, conta.
Segundo Sanches, depois que a empresa abriu as vendas por ligação, perceberam que o pagamento por cartão de crédito não poderia ser feito pelos atendentes, seguindo a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD), que impede a captura de dados sensíveis por telefone. “Construímos o robô de meios de pagamentos, que recebe a ligação depois que o operador finaliza a oferta. A automação segue as regras da LGPD e captura as informações, faz o pagamento e devolve o contato para a finalização do atendimento”, explica Tiago Sanches.
Robôs indicam produtos mais “queridos”
De acordo com o executivo, a aplicação do robô aumentou em mais de 52% as conversões de venda e mais de 86% dos clientes desta empresa varejista estão satisfeitos. “A forma como os produtos e serviços são apresentados e fornecidos influenciam diretamente na percepção de valor do consumidor. O uso dos robôs permite aos supermercadistas medir, por meios de indicadores, como está a percepção do cliente nas propostas adotadas em seu dia a dia”, afirma.
Para Sanches, a ferramenta também funciona para os próprios varejistas, já que os robôs detectam os produtos “queridos”, ou mais procurados pelos clientes na loja. “Em um ambiente com tanta concorrência, é fundamental dar mais agilidade ao atendimento”, completa o gerente comercial da Total IP.