O uso da inteligência artificial como ferramenta de atendimento ao cliente tem um novo xodó: o ChatGPT. Trata-se de um chatbot que simula conversas com humanos usando inteligência artificial para criar as respostas com base na pergunta feita, sem respostas previamente programadas. Desta forma, diversas empresas que utilizam a ferramenta conseguem oferecer facilidades tanto para o seu consumidor, quanto para seus colaboradores.
A rede de supermercados Minipreço, em Portugal, usa o ChatGPT como serviço para o consumidor final, oferecendo sugestões de pratos para acompanhar vinho tinto, para certas horas do dia, receitas, tudo isso pelo Whatsapp. De acordo com Pedro Devesa, membro do Conselho de Administração da Dia Portugal, o objetivo deste investimento é levar informação útil para a comunidade de clientes, com inovação e novas tecnologias.
Representantes comerciais com inteligência artificial
Por outro lado, é possível aplicar esta tecnologia internamente, visando o melhor desempenho das equipes de representantes comerciais, por exemplo. De acordo com Paulo Nauiack, presidente do Conselho Regional dos Representantes Comerciais do Paraná, o ChatGPT ajuda o representante a ampliar a precisão e a eficiência da comunicação com clientes e parceiros. Na prática, a ferramenta consegue desenvolver textos que podem ser usados pelos profissionais para a descrição de produtos, até cartas de apresentação.
Segundo o presidente do Conselho Regional dos Representantes Comerciais, o robô consegue produzir conteúdos detalhados com base no que já existe na internet, sem deixar dados importantes de lado, e isso permite que os representantes se dediquem a outras tarefas. Para Nauiack, o ChatGPT identifica dúvidas e demandas de potenciais clientes e até mesmo críticas a produtos específicos e, por isso, é uma ferramenta importante para a construção de argumentos para a venda.
Acredito que seja um futuro bem próximo esse tipo de serviço realizado para facilitar e aumentar as vendas.
Ótimo artigo! Acredito que a integração do ChatGPT nos supermercados trará grandes benefícios, como a melhora nos serviços oferecidos e a otimização da gestão comercial. Com essa tecnologia, será possível fornecer um atendimento personalizado aos clientes, oferecendo recomendações de produtos, esclarecendo dúvidas e facilitando o processo de compras. Parabéns pela abordagem e pela visão inovadora! GPTOnline
Parabéns ao Supervarejo pela iniciativa de utilizar o ChatGPT nos supermercados! Essa tecnologia permite oferecer um atendimento mais eficiente e personalizado aos clientes, melhorando a experiência de compra e fortalecendo o relacionamento com a marca. Além disso, o uso do ChatGPT também pode contribuir para otimizar a gestão comercial, agilizando processos e garantindo um melhor aproveitamento dos recursos disponíveis. Estou ansioso para ver como essa implementação será um diferencial para o Supervarejo. CGPTOnline.
A IA, através do ChatGPT, tem sido amplamente adotada por empresas para aprimorar a interação com clientes. Empresas portuguesas como Minipreço empregam esta tecnologia para aprimorar a experiência do consumidor. Além do atendimento externo, a ferramenta é valorizada internamente para auxiliar representantes comerciais, aperfeiçoando a comunicação e elaboração de conteúdos. O robô, ao consolidar informações da internet, libera profissionais para se concentrarem em tarefas mais estratégicas.
Os supermercados têm muito a ganhar com a implementação do ChatGPT em suas operações. Além de aprimorar o atendimento ao cliente, essa tecnologia pode melhorar a gestão de estoque, impulsionar as vendas e a eficiência operacional. À medida que a IA continua a evoluir, espera-se que os supermercados que adotarem essas soluções se destaquem no mercado altamente competitivo e atendam às crescentes expectativas dos consumidores.