Após o início da pandemia da Covid-19, o varejo brasileiro tem acelerado seus investimentos no formato online, principalmente para se adaptar ao “novo normal”. De acordo com estudos desenvolvidos pela SBVC (Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo), em parceria com OasisLab Innovation Space, ecossistema de inovação especializado em varejo, 87% das empresas afirmam ter ações de transformação digital de seus negócios, sendo que em 44% delas, o investimento já supera 1% do faturamento bruto (na edição 2021 do estudo, 41% estavam nesse patamar).
Os números mostram que a transformação digital se tornou prioridade estratégica: 50% dos entrevistados dizem que essa é uma prioridade, com investimentos e ações definidas. “O varejo deixou de ser um setor pouco intensivo em tecnologia. Hoje, coletar e analisar dados para personalizar o relacionamento e melhorar a experiência do cliente é visto como necessário para o crescimento”, afirma Eduardo Terra, Presidente da SBVC.
O estudo mostra que as principais áreas de investimento em transformação digital são o omnichannel (41%) e e-commerce (21%), refletindo uma forte preocupação com a implementação de vendas online e a experiência do consumidor. “São áreas que foram aceleradas nos últimos dois anos pela pandemia, mas a transformação digital vai muito além: é uma mudança de mindset das empresas, que passam a colocar o cliente como foco de suas ações”, analisa Terra.
Para o presidente da SBVC, os dados do estudo sugerem que a transformação digital do varejo está cada vez mais madura. “As mudanças culturais e de comportamento que vieram à tona com a pandemia levaram o varejo a se tornar mais ágil”. Na pesquisa, 41% das empresas varejistas apontam que mudar a cultura organizacional é principal dificuldade no processo de T.D. (treinamento e desenvolvimento) e também que 32% das empresas já estão muito engajadas com o novo universo do varejo: o Metaverso.