Faltando poucos dias para a chegada de 2023, muitos empresários do setor supermercadista já estão pensando em formas de se diferenciar dos concorrentes no próximo ano. Um dos melhores caminhos para tornar a gestão das lojas, física ou online, mais eficiente é aplicando ferramentas que potencializam as ações estratégicas dos supermercados.
Segundo Hernán Salas, diretor de comunicação para LATAM & MENA da 24TTL, empresa desenvolvedora de produtos tecnológicos de varejo online, a tecnologia contribui com a qualidade da gestão dos negócios e facilita os processos para os clientes.
O executivo cita três ferramentas que podem mudar o cenário supermercadista em 2023. “Por meio da combinação de IA (inteligência artificial), comércio conversacional e realidade aumentada, as empresas podem desenvolver uma identidade de marca criativa e atraente, que se destaque online e impulsione o engajamento e a fidelidade do cliente”, explica.
1- Inteligência artificial
Esta ferramenta é vista por Salas como um dos principais recursos para melhorar a experiência do cliente ao permitir que os usuários se comuniquem com as marcas como fariam com uma pessoa, criando conversas mais humanas. “Além disso, esta tecnologia pode gerar economias para a gestão ao automatizar o sistema de chamadas telefônicas de uma empresa”, considera o executivo da 24TTL.
2- Comércio conversacional
O processo de interagir com o consumidor será cada vez mais digital e, para Hernán Salas, os chatbots também são ferramentas que serão usadas para aumentar as vendas em 2023. “Nos últimos anos, o uso dessa ferramenta para aumentar as vendas se popularizou, sendo utilizada para que os clientes possam comprar e rastrear produtos de forma rápida e fácil: até 2023, os chatbots devem gerar mais de US$ 100 bilhões em receita para as empresas”, diz.
3- Realidade aumentada
De acordo com o diretor de comunicação da 24TTL, uma loja virtual que apresente os seus produtos através de realidade aumentada consegue combinar o mundo real e o físico com elementos digitais que produzem um fascínio especial para o usuário. “Esta ferramenta tem um grande potencial para os supermercados quando usada para visitas virtuais e se consolida no comércio online porque pode aumentar a satisfação de compra em 47%, segundo o TrueCommerce”, afirma.
De acordo com Salas, essas ferramentas podem mudar o cenário supermercadista em 2023 e ajudar na evolução do setor. “Com a chegada de um novo ano, é essencial olhar com uma perspectiva mais cuidadosa para as tendências que estão surgindo, se programar para adotá-las e também adaptá-las ao ambiente de trabalho”, completa.