O estoque é um dos mais importantes setores de um supermercado e a gestão deste espaço de maneira profissional tem papel crucial no desempenho de vendas das lojas. Ou seja, quanto menos perdas de mercadorias neste setor, maior a chance de o ponto de venda conseguir rentabilizar. De acordo com a Associação Brasileira de Prevenção de Perdas (Abrappe), o índice de perdas no varejo brasileiro diminuiu em 2021, chegando a 1,21%, em média, o que representa R$ 24 bilhões, contra 1,33% em 2020.

Dos 12 setores analisados na pesquisa, os supermercados aparecem como os campeões em perdas no estoque, com 2,15%, sendo 1,43% referente a quebras operacionais, como prazo de validade vencido, por exemplo. De acordo com Antonio Marcos Mussi, CEO da iWert, empresa especializada em sistemas e soluções para gestão de varejo, existem cinco estratégias eficientes para fazer a gestão do estoque.

  • Aumente a frequência das compras
  • Fortaleça o mix de produtos com maior giro
  • Pratique o desapego, quem manda é o cliente
  • Reduzir o mix de produtos é um forte aliado do caixa
  • Disposição dos produtos

Aumente a frequência das compras

“Prefira reposições de produtos à medida que os vende e combine uma condição de entregas menores e mais frequentes com seus fornecedores. Desta forma o estoque reduz o risco de “encalhar” produtos. Porém, isso só funciona se o sistema de gestão de sua loja for eficiente para informar os produtos com estoque em nível de reposição, e se for ágil no processo de recebimento físico e fiscal das mercadorias”, explica Antonio Mussi.

Fortaleça o mix de produtos com maior giro

“Livre-se dos produtos que não vendem com rapidez e aumente seu portfólio que tem giro e essa informação o sistema de gestão precisa fornecer, com base em uma média entre as compras e vendas de sua loja, demonstrando quanto tempo leva para os produtos serem vendidos”, afirma o CEO da iWert.

Pratique o desapego, quem manda é o cliente

Segundo Antonio, é normal que os empresários e compradores optem por comprar peças que satisfaçam seus gostos pessoais, mas é fundamental saber se está funcionando. “Caso não esteja vendendo, livre-se destes produtos. Analise o giro de estoque e elimine definitivamente produtos com baixa frequência de vendas do seu portfólio”, aconselha.

Reduzir o mix de produtos é um forte aliado do caixa

Para o executivo, a melhor forma de fortalecer o caixa de sua loja é diminuir o mix de produtos do portfólio, aqueles com menor giro de estoque. “Mais dinheiro no caixa lhe dá melhores condições de negociação, o que vai aumentar sua margem de lucro. Isso também reduz a necessidade de custos financeiros de antecipação ou empréstimos”, diz.

Disposição dos produtos

“O melhor local para visualização dos produtos é aquele que fica bem em frente aos olhos do cliente. Coloque produtos que queira vender rápido, itens em promoção e/ou que tenham melhores margens de lucro nestes locais. Colocar produtos em um ponto de maior impacto pode ser uma boa iniciativa para incrementar os ganhos da sua loja”, completa. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *