O estoque é um dos mais importantes setores de um supermercado e a gestão deste espaço de maneira profissional tem papel crucial no desempenho de vendas das lojas. Ou seja, quanto menos perdas de mercadorias neste setor, maior a chance de o ponto de venda conseguir rentabilizar. De acordo com a Associação Brasileira de Prevenção de Perdas (Abrappe), o índice de perdas no varejo brasileiro diminuiu em 2021, chegando a 1,21%, em média, o que representa R$ 24 bilhões, contra 1,33% em 2020.
Dos 12 setores analisados na pesquisa, os supermercados aparecem como os campeões em perdas no estoque, com 2,15%, sendo 1,43% referente a quebras operacionais, como prazo de validade vencido, por exemplo. De acordo com Antonio Marcos Mussi, CEO da iWert, empresa especializada em sistemas e soluções para gestão de varejo, existem cinco estratégias eficientes para fazer a gestão do estoque.
- Aumente a frequência das compras
- Fortaleça o mix de produtos com maior giro
- Pratique o desapego, quem manda é o cliente
- Reduzir o mix de produtos é um forte aliado do caixa
- Disposição dos produtos
Aumente a frequência das compras
“Prefira reposições de produtos à medida que os vende e combine uma condição de entregas menores e mais frequentes com seus fornecedores. Desta forma o estoque reduz o risco de “encalhar” produtos. Porém, isso só funciona se o sistema de gestão de sua loja for eficiente para informar os produtos com estoque em nível de reposição, e se for ágil no processo de recebimento físico e fiscal das mercadorias”, explica Antonio Mussi.
Fortaleça o mix de produtos com maior giro
“Livre-se dos produtos que não vendem com rapidez e aumente seu portfólio que tem giro e essa informação o sistema de gestão precisa fornecer, com base em uma média entre as compras e vendas de sua loja, demonstrando quanto tempo leva para os produtos serem vendidos”, afirma o CEO da iWert.
Pratique o desapego, quem manda é o cliente
Segundo Antonio, é normal que os empresários e compradores optem por comprar peças que satisfaçam seus gostos pessoais, mas é fundamental saber se está funcionando. “Caso não esteja vendendo, livre-se destes produtos. Analise o giro de estoque e elimine definitivamente produtos com baixa frequência de vendas do seu portfólio”, aconselha.
Reduzir o mix de produtos é um forte aliado do caixa
Para o executivo, a melhor forma de fortalecer o caixa de sua loja é diminuir o mix de produtos do portfólio, aqueles com menor giro de estoque. “Mais dinheiro no caixa lhe dá melhores condições de negociação, o que vai aumentar sua margem de lucro. Isso também reduz a necessidade de custos financeiros de antecipação ou empréstimos”, diz.
Disposição dos produtos
“O melhor local para visualização dos produtos é aquele que fica bem em frente aos olhos do cliente. Coloque produtos que queira vender rápido, itens em promoção e/ou que tenham melhores margens de lucro nestes locais. Colocar produtos em um ponto de maior impacto pode ser uma boa iniciativa para incrementar os ganhos da sua loja”, completa.