O endomarketing desempenha um papel fundamental para as empresas do varejo e as práticas que afirmam a importância de cada colaborador dentro da organização trazem cada vez mais motivação para quem trabalha no dia a dia das lojas. Sentindo-se valorizados, esses colaboradores passam a entregar melhores desempenhos no ambiente profissional e, consequentemente, a empresa atinge seus objetivos. A rede de supermercados Coop acredita nesta iniciativa e promove mensalmente um encontro entre o diretor geral da empresa com 10 colaboradores, onde o objetivo é integrar pessoas à cultura organizacional da companhia.

De acordo com Luciana Benteo, coordenadora de comunicação corporativa da Coop, esta iniciativa ajuda na disseminação do planejamento estratégico e alinhamento ao conceito da empresa ‘Nosso Jeito de Ser e de Fazer’. “Escuta ativa por parte do nosso diretor geral; reconhecimento do senso de pertencimento e engajamento dos colaboradores; além de incentivar o orgulho pela marca e os colaboradores com o papel de autores da transformação da Coop”, diz a executiva.

Para Amarildo Nogueira, professor de gestão empresarial de negócios e marketing da ESPM, o endomarketing, na prática, proporciona engajamento, motivação, treinamento, aumento na produtividade e redução de turnover no quadro de colaboradores. “Estes são alguns fatores fundamentais para o supermercado, por conta de sua dinâmica quanto às atividades da operação. Estas ações ainda são um grande desafio, mas quando implementadas com acompanhamento e melhorias, os resultados serão evidenciados”, afirma Nogueira.

Responsabilização e foco na experiência do cliente

Com quase um ano de existência, o ‘Café com o diretor geral’ reúne colaboradores da rede em São Paulo e, segundo a coordenadora de comunicação corporativa da Coop, os participantes trazem sugestões de melhorias nas lojas e tiram dúvidas sobre os processos da operação. “Reflete de forma muito positiva, pois os colaboradores conhecem o planejamento estratégico da empresa, onde a companhia quer chegar e como tudo é feito. Assim, terão um senso maior de pertencimento, de dono, e maior responsabilização sobre suas atividades”, explica Luciana Benteo.

Para o professor da ESPM, quando os colaboradores são treinados em habilidades de atendimento ao cliente, resolução de problemas e comunicação, conseguem lidar com diferentes situações e interações com os clientes de maneira eficaz nos supermercados. “Identifique as realizações individuais e em equipe que merecem reconhecimento, destacando as qualidades e comportamentos que levaram a esse resultado. Atividades que estimulem a colaboração e o trabalho em equipe podem trazer resultados que superam as expectativas. Cada organização é única e possui suas particularidades. O segredo é criar um ambiente que promova ações de endomarketing e, consequentemente, uma melhor experiência para os clientes”, completa Amarildo Nogueira.

One thought on “Ações de integração podem gerar melhor experiência ao cliente

  1. Isso não é verdade. No dia 12 de setembro de 2022 eu dei início na organização como colaborador, pois eu moro a uma quadra da loja de novo Horizonte e já sou cooperado por mais de 10 anos.
    Desde 2010 eu vim para São José dos Campos e comecei a trabalhar na área de segurança privada. Passei por diversos situações adquirindo conhecimento na área. Então após longo período de enxugamento no setor por conta da pandemia eu vim para o setor de varejo conhece e fazer conhecido.
    Detectei alguns erros na organização como furtos, comportamento duvidoso do líder de segurança. Verifiquei que eles estavam dificultando o serviço para poder vender facilidades.
    No dia 28 deste ano de fevereiro de 2023 apareceu na loja dois moradores de rua procurando por mim.
    O meu horário de trabalho de 2:15 às 22:50, esses dois homens passaram durante toda a manhã sentado na empresa citando meu nome por diversas vezes e eu cheguei para trabalhar o líder além de não ter feito nenhum relatório no livro de ocorrência sobre esse fato, ele estava enviando para o RH uma solicitação de desligamento dizendo que eu era um funcionário ruim. Até então eu não tinha conhecimento dos e-mails e da façanha que estava acontecendo.
    Tentei comunicar a Coop por diversos canais estava sofrendo ameaça perseguição e eles queriam me tirar antes do seu Pedro assumir que seria logo no começo de março só que deu errado eles não conseguiram me demitir nesse dia onde foi concluída demissão ao dia 21/03/2023.
    O líder acabei de colocar pessoas do convívio pessoal dele na insegurança São pessoas que não têm noção de segurança privada.
    Eu estou tentando contato com a empresa pedindo resposta pedindo até mesmo o exame demissional que eu teria que ter feito eles não me responde perguntam e depois não fala mais nada.

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