A Dotz, plataforma omnichannel de engajamento B2B2C, verificou em sua recente análise, com base em dados sobre o comportamento dos clientes e nos números de 5 dos principais supermercadistas parceiros, que o consumidor perdeu poder de compra e está levando menos itens para casa na comparação entre maio deste ano e o mesmo período de 2021.
Mesmo gastando os mesmos R$ 131 do ano passado em cada compra, a cesta diminuiu 15%, devido ao aumento de 17% no preço médio dos produtos. Consequente os clientes estão com uma frequência mais alta de ida às lojas, e elevaram em 9% o gasto médio mensal.
A alta da inflação, de acordo com os dados da empresa, pode ser vista na análise dos produtos. Ao comparar o mesmo carrinho com itens básicos de abastecimento e alguns de conveniência, em maio de 2022 e no mesmo mês em 2021, a alta no preço foi de 11%, mas ele ficou 5% mais vazio.
“Os clientes estão consumindo mais carnes suínas, essa foi a única categoria que apresentou alta na quantidade média de itens, e isso se deve à diminuição do preço médio”, explica Jonathas Mendes, head de dados da Dotz. O especialista afirma ainda que o biscoito, por exemplo, foi impactado por uma grande diminuição de itens por cesta e aumento no preço médio, assim como o leite, que custou 39% a mais no valor e, consequentemente, 13% menos itens por cesta.
“Já o café segue sendo o mais impactado no preço médio, mas diferente do leite, podemos notar que não houve uma redução tão expressiva no consumo (-5%). Quando olhamos para açúcar, óleos e leite, mesmo considerados como itens básicos, foram produtos com a maior redução de consumo por clientes nos varejistas”, completa.
A compra de cerveja nos supermercados teve a maior redução, 12%, algo que pode ser explicado pelo fato de que, em 2021, muitos bares/restaurantes estavam fechados devido à pandemia, induzindo o consumo em casa. Neste ano, com a retomada das atividades desses estabelecimentos, os consumidores possuem outras opções além do varejista para o consumo dessa categoria de produto.