O Atacadão, bandeira de atacarejo do Grupo Carrefour, anunciou o encerramento da circulação de fiscais de prevenção em todas as 334 lojas da bandeira espalhadas pelo Brasil. A medida foi tomada após as recentes denúncias de racismo envolvendo a companhia. Em nota o Atacadão declara lamentar os casos ocorridos e informa que implementou novas medidas para que casos de racismo ou discriminação não ocorram em suas lojas novamente.
LEIA TAMBÉM
Carrefour dá continuidade no plano de expansão do Atacadão
Carrefour anuncia iniciativas para promover a equidade racial e combater o racismo no país
Entre as medidas, o Atacadão informou que interrompeu a circulação de fiscais de prevenção nos corredores das lojas. Os mesmos serão direcionados a pontos fixos e pré-determinados, como a frente do caixa ou em sala que possui circuito fechado de televisão (CFTV). “A função dos profissionais que ficam em pontos fixos ou à frente do caixa é ser ponto de apoio aos clientes, ou atuação em casos de urgência (clientes passando mal e acidente, por exemplo)”, informa a companhia em nota.
Além disso, o atacarejo disse que irá revisar os treinamentos de suas equipes de loja em parceria com a Universidade Zumbi dos Palmares e promoverá a ampliação da visibilidade dos canais de denúncia.
Isso é um absurdo agora os ladrão vão fazer a festa….isso tá dando mais oportunidade aos vagabundos facilidade…tem q colocar mais ficais isso sim.
Procure um psiquiatra,vc tem problemas mentais graves!!!
O problema está na calcificação do funcionário. Trabalhal no grupo big nunca vi isso
Tenha certeza disso muitos desses funcionários vão se mandado embora pra casa agora Brasil . FAZ o L.
Palhaçada, muitos trabalhadores vão perder o emprego por causa de uns imbencis que não gosta de ser abordado, pq acham que é um desrespeito, eu acho que tenha essas pessoas, nos dá segurança em fazer compra na loja
Isso é um absurdo agora os ladrão vão fazer a festa.colocar mais segurança preparados.
Infelizmente um setor tão Importante nas Empresas se acabando.
Engraçado que quando o trabalhador passa por discriminação e muitas vezes por parte de clientes… Aí está tudo certo! 🤝
O Carrefour é extramente racista. O Carrefour pra refrescar a memória é o mesmo que mataram o cliente em Porto Alegre. Quem tem que tomar vergonha na cara são os negros e boicotar esse super mercado.
Quem matou não foi o Carrefour!!!!!!!!!
Outro ponto, é que se o Carrefour fosse uma empresa racista não contrataria funcionários de várias etnias, por exemplo na Bahia onde tem a segunda maior população negra no mundo, ou seja, consequentemente a maior parte dos funcionários são negros. Estima-se que cerca de 80% dos funcionários.
Infelizmente a empresa foi responsabilizada pela atitude e comportamento de algumas pessoas na qual ela não compactua e nem muito menos aceita esse tipo de conduta, está tão claro isso que as pessoas envolvidas não estão mais na empresa.
Além disso o Carrefour costuma fazer treinamentos e reciclagens periodicamente voltados para este tema e outros por exemplo o da adversidade.
O racismo não está na empresa, está nas pessoas. o racismo vem de casa, vem da educação, vem do berço e nem todo mundo está preparado pra esse tipo de conversa.
Enquanto as pessoas não entenderem que todos tem que ser tratados por igual independentemente da raça ou cor, o racismo não deixará de existir.
Ótima colocação Silas,
Infelizmente por mau conduta quem paga é a empresa, eu sou líder de prevenção e perdas na concorrência, e lá também é ofertado vários cursos com o tema de abordagem, tenho certeza que as empresas preparam as pessoas, porém tem pessoas que não tem equilíbrio emocional e acabam fazendo ao contrário do que foi lhe ensinado.
Infelizmente com essa atitude do Atacadão muitas pessoas irão perder seus empregos, mas quem tem seus calos sabem onde aperta.
Se com os clientes é assim, é pq vocês não sabem como eles tratam os funcionários.
Preferem o desemprego ao invés de investirem em treinamentos se treinados a não serem reativos e sim preventivos não aconteciam esses fatos desagradáveis. Administração de quem não conhece essa é a realidade.
Procure um psiquiatra,vc tem problemas mentais graves!!!
Boa tarde.um fato q esta acontecendo aqui curitiba .as pessoas agora entra n mercado rouba e sabe q ninguém pode fszer nada e com essa medida os funcionario estao c medo de trab n caixa e os fiscais de cx tb pois n tem segurança mais dentro e ai o q fazer
Só pra refrescar a memória, o cliente morto inocentemente tinha uma vasta folha corrida em delegacias, agressivo até com a esposa.
Boa noite Sr. Waldir Martins!
Trabalho no grupo, sou sistematicamente e periodicamente treinado por meio de literatura interna, informativos digitais repassados pela liderança e vídeos direcionados a inclusão e a boas práticas, com conteúdos estritamente focados na educação cultural e do ser humano.
Com um pouco de boa vontade e uma visão geral do quadro não podemos atribuir a instituição o comportamento de um indivíduo, que vale frisar que, que como todos nós está passivo de errar.
Mas,falo por experiência, no meu local de trabalho não somos ensinados incluir e a acolher.
Espero ter ajudado.
Tenha uma ótima noite e que Deus te abençoe sempre.
Sou cliente na bandeira Carrefour à mais de 40 anos nunca tive nenhum problema com racismo,sei que à Família Carrefour acolhe à todos os clientes e colaboradores com carinho e respeito,essa é minha visão eu sou Carrefour
Isso realmente é um absurdo,tem tantas maneiras de evitar essas coisas é a mesma coisa de tirar um vigilante dos bancos imagina só agora é que os ladrões vão aproveitar.
esse mundo tá chato pra caramba! é muito mimimi…
A equipe de Fiscais de Prevenção sofre uma pressão enorme para evitar principalmente furtos/roubos dos produtos. E são chamados de racistas quando acompanham algum suspeito e em 99% dos casos são suspeitas comprovadas de que o cliente iria roubar produtos.
O problema é que essas redes exigem uma jornada de trabalho exaustiva, com escala 6×1, e 90% do tempo os fiscais tem que ficar em pé, sem nenhum local para descansar. Tem locais que você é coagido a ficar trocando de horário para cobrir a ausência de outros funcionários que se demitem porque não aguentam tamanho abuso.
Seria muito mais proveitoso não só aumentar a equipe de Prevenção, mas também as medidas de segurança do próprio local, câmeras, detectores, seguranças, policiais, RFID. Mas é mais barato e bonitinho fazer parceria com a Faculdade mencionada para ganhar visibilidade e likes.
Procurem os vídeos das invasões do Supermercados Ricoy e tantos outros pelo Brasil, e vejam como os funcionários honestos ficam no meio do tumulto. Vão dizer que são racistas, que estão discriminando os supostos clientes?
Todo o tipo de racismo é crime.
SEMPRE ASSIM … COLOCAR A CULPA DE ALGUNS EM UM EMPRESA O TREINAMENTO TEM QUE VIR DE BERÇO … ( ESCOLAS E CASAS ) O GOVERNO NÃO PASSA NADA DISSO PRA POLUÇÃO … AI QUANDO CHEGAM NA FASE ADULTA E FAZEM ESTE TIPO DE COISA A CULPA É DO EMPRESARIO … DA EMPRESA , ACORDA POVO A CULPA É DA NOSSA CULTURA .. DE SEMPRE TIRAR PROVEITO DE ALGUMA COISA NÃO INVESTE AONDE NÃO TEM RETORNO , FINANCEIRO ( CRIANÇA NÃO VOTA )