O comportamento do consumidor mudou e as empresas buscam diferentes formas de atender suas exigências, especialmente no ponto de venda, onde tudo acontece. Hoje, uma das principais exigências do consumidor é ser atendido de forma cada vez mais personalizada. De olho nessa realidade, a rede francesa de supermercados, Auchan, desenvolveu um programa de fidelização totalmente focado em construir uma relação personalizada com o seu cliente.
O objetivo da varejista é oferecer descontos especiais aos seus clientes fiéis e, para isso, a rede estabelece parcerias com as principais marcas da indústria. Desta forma, o Clube Auchan garante personalização ainda maior em ofertas e, ao mesmo tempo, mostra ao cliente que ele está no centro das atenções.
De acordo com a diretora de marketing & cliente da Auchan Retail Portugal, Solange Farinha, o programa se divide nas categorias Fã, Super Fã e Hiper Fã, que coincide com o número de compras feitas pelo consumidor nas lojas da rede. Quanto mais compras, mais pontos no cartão digital e, consequentemente, mais vantagens o cliente tem para economizar.
Níveis para gerar maior interesse de compra
O programa de fidelidade da empresa oferece diferentes maneiras para o consumidor conseguir melhorar o seu nível dentro do sistema. Para cada Euro gasto em compras, o cliente ganha 1 ponto, enquanto uma compra online vale 10 pontos. Além disso, uma compra feita nas lojas My Auchan, focadas em oferecer um processo de compra completo em menor espaço de tempo, o consumidor soma mais 10 pontos.
Para a diretora de marketing da rede francesa, o Clube Auchan aumenta o interesse de compra dos clientes porque quanto mais fã ele for, mais vantagens a empresa tem a oferecer. Segundo a executiva, ao mesmo tempo em que o programa ajuda os consumidores a poupar dinheiro nas compras, ele também transforma esses clientes em verdadeiros fãs ao facilitar a aquisição de itens que atendem às suas reais necessidades.