O Grupo Carrefour Brasil inaugurou, nesta quarta-feira (21), sua primeira loja Sam’s Club no estado do Piauí, na capital Teresina. A nova loja possui o formato inédito da rede, como o clube de compras, itens importados e produtos com a marca própria “Member’s Mark”.
O novo empreendimento faz parte do robusto plano de expansão que a companhia vem realizando após a integração com o Grupo BIG, ampliando o total de clientes, de 45 para 60 milhões de brasileiros. Na Região Nordeste, o Grupo passa a ampliar sua capilaridade com mais de 250 lojas.
“Com a aquisição do Grupo BIG, foi dado início a mais uma etapa da jornada da companhia que já dura 47 anos no Brasil. Agora é uma empresa ainda mais diversa, com maior capacidade de inovar e causar impacto positivo na sociedade, atendendo regiões onde antes não tinha uma grande presença, como o Piauí. O modelo Sam’s Club traz exclusividade e sortimento de produtos, com opções de compras de itens para a rotina dos clientes, produtos variados e de qualidade, além de benefícios para os sócios. Além disso, a unidade de negócio complementa e fortalece o ecossistema de lojas da região, com mais opções aos consumidores”, explica Vitor Fagá, CEO do Sam’s Club.
A 43ª unidade Sam’s Club no Brasil terá 110 colaboradores diretos e 60 indiretos, um espaço com 5.198m² de área de vendas, capacidade para 280 veículos no estacionamento e um sortimento com mais de 7 mil produtos.
O modelo de clube de compras é similar ao modal atacadista e o sócio tem acesso a descontos únicos e tem um custo-benefício em produtos. No total, o Sam’s Club possui mais de 2 milhões de sócios no Brasil que desembolsam anualmente R$ 75,00 para terem acesso aos benefícios.
Panorama das conversões
Seis meses após a conclusão da aquisição do Grupo BIG, o Grupo Carrefour Brasil finalizou a primeira onda de conversão de lojas com a abertura de 48% do total de lojas a serem convertidas. Ao todo foram: 38 lojas Atacadão (25 lojas Maxxi convertidas para Atacadão e 13 lojas Hipermercado BIG convertidas para Atacadão); 20 lojas Hipermercado Carrefour (convertidas de Hipermercado BIG) e 1 loja Sam’s Club (convertida de Hipermercado BIG).
Para o Grupo, 2022 foi encerrado com 91 novas lojas no total, das quais 59 foram convertidas. De acordo com o CEO do Carrefour no Brasil, Stephane Maquaire, a meta de inaugurações ultrapassou o que foi planejado para o ano. “Havíamos combinado um número de conversões que já era desafiador, que parecia inalcançável há 6 meses. Porém, com energia, alinhamento prévio, foco no cliente e muita coragem, os times fizeram até mais. Missão dada, missão superada”, comemorou o executivo em sua rede social coorporativa, LinkedIn.