A tecnologia de inteligência artificial (IA) aplicada ao varejo está indo além das ferramentas de atendimento virtual e, agora, já conseguem ajudar a otimizar e até remodelar a cultura organizacional de um negócio. Áreas como recrutamento e seleção de talentos também se beneficiam da inteligência artificial aplicada a pesquisas de linguagem natural de candidatos e, assim, empresas do setor de supermercados conseguem automatizar processos de triagem e entrevistas preliminares, além de monitorar o desempenho dos colaboradores em tempo real.
De acordo com Gilberto Paiva, proprietário da rede Paiva Supermercados, a IA impactou a cultura da empresa supermercadista em diferentes aspectos. “A IA, hoje, mede o tempo que cada colaborador leva em cada tarefa, sugere compras de produtos em ruptura, mostra vendas feitas com margem abaixo da estabelecida. As milhares de operações necessárias para um bom funcionamento da loja agora são monitoradas e auxiliadas por uma inteligência que nunca falha e também não descansa”, diz.
O executivo explica que todo o sistema de atendimento aos clientes pelo WhatsApp, por exemplo, é feito pela tecnologia chat GPT, onde o consumidor pode pedir dicas sobre produtos, receitas e até sugestão sobre a quantidade de produtos para um evento. Para Lívia Brandini, CEO da Kultua, empresa especializada em gestão cultural personalizada, os algoritmos de IA trazem percepções de melhoria e de sentimento dos colaboradores, permitindo que as empresas identifiquem as temáticas críticas e melhorem sua liderança, cultura e ambiente de trabalho.
Implementação equilibrada e fortalecimento
Segundo a executiva, os processos em que a IA tem desempenhado um papel importante são a personalização de programas de treinamento de funcionários e a previsão de rotatividade. “No entanto, é fundamental considerar questões éticas e garantir que a implementação da IA seja equilibrada para beneficiar a empresa sem prejudicar a cultura e o bem-estar dos funcionários. Nos supermercados, alguns aspectos culturais são chave e podem ser especialmente beneficiados com os avanços da IA, como a excelência do atendimento, eficiência operacional e alta performance”, explica.
Brandini entende que mesmo antes das ferramentas de IA, muitos gestores de supermercados já vinham buscando fortalecer sua relação com seus colaboradores oferecendo comunicação aberta, conversas de desenvolvimento, reconhecimento, cuidados com o bem-estar e capacitação de liderança. “Essas estratégias visam criar um ambiente de trabalho onde os funcionários se sintam valorizados, motivados e engajados, contribuindo para a satisfação da equipe e, consequentemente, para o sucesso do supermercado. O investimento em benefícios financeiros, eventos de confraternização e tecnologia tem papel importante na promoção de um ambiente de trabalho positivo e produtivo”, acredita Lívia Brandini, CEO da Kultua.