A rede Condor inaugurou mais uma loja Condor Super Center em um projeto que reforça o envolvimento da empresa com práticas e ações de sustentabilidade no varejo. Além da estrutura física pensada para aproveitar os recursos naturais, como água da chuva, por exemplo, a companhia também investe em ESG (Environmental, social, and corporate governance). A sigla, em português, significa governança ambiental, social e corporativa e, basicamente, trata-se de empresas que atuam no mercado com objetivos sociais junto aos interesses corporativos.
Segundo o diretor de operações do Condor Super Center, Maurício Bendixen, as ações de sustentabilidade que trazem mais resultados envolvem todos os pilares do ESG. “Temos lojas que já reduziram 92% do impacto ambiental e uma delas ganhou a chancela da ONU por tecnologia com gás 100% natural, totalmente inofensivo para a camada de ozônio e o aquecimento global”, diz.
ESG presente em todos os pilares
No pilar Social, a rede Condor atua com doação de hortifruti e de parte da margem dos produtos negociados para instituições beneficentes. Entre outros projetos, o executivo destaca a Universidade Corporativa Condor, que oferece cursos universitários de graduação, pós e extensão para que os profissionais possam evoluir e se desenvolver.
Já na área ambiental, o Condor Super Center faz coleta de óleo nas lojas e desde 2008 investe em gases refrigerantes inofensivos à camada de ozônio. “Geramos a própria energia na cobertura de algumas lojas com módulos solares. Somadas todas as medidas de geração, poderíamos alimentar 26 mil residências com essa energia”, ressalta Bendixen.
Em relação aos projetos que envolvem ambiente de governança, a rede Condor trabalha com controles de compliance e isso inclui uma gerência específica para esta finalidade. “Todo investimento em ESG é feito com base nos valores da empresa, pautados na ética, na preocupação com o bem estar e qualidade de vida dos clientes, colaboradores e fornecedores”, afirma Maurício Bendixen.
Para ele, esse posicionamento da empresa impacta os resultados de vendas, mas ainda não há como medir em números. “Temos consciência do impacto e da importância das medidas pelos nossos valores, pelo retorno dos clientes, pela receptividade das comunidades e pela certeza de criar um ambiente melhor para todos”, completa o diretor de operações do Condor Super Center.
Nova loja com foco no ambiental
O novo Condor Maringá Teixeira Mendes utiliza o Propano nos equipamentos refrigerados, um gás 100% natural, inofensivo à Camada de Ozônio e com baixíssimo GWP (Global Warming Potential). A tecnologia, desenvolvida pela Eletrofrio Refrigeração LTDA, carrega a chancela da Organização das Nações Unidas para o Desenvolvimento Industrial (UNIDO) e do Ministério do Meio Ambiente (MMA).
Outro ponto que preserva os recursos naturais é a instalação do sistema de captação da água da chuva para ser utilizada na irrigação de jardins, limpeza de pisos e descarga de sanitários. Com um investimento de R$ 50 milhões, a nova unidade é responsável pela geração de 250 empregos na cidade, entre diretos e indiretos.
Parabéns Zoanir, parabéns Maurício e toda equipe.
Progresso e sustentabilidade …
Parabéns ao Condor! Muito bom ver um player tão importante no mercado paranaense com preocupações reais nas esferas social e ecológica.