Por medidas de segurança, as festas de Carnaval precisaram ser adiadas. Em algumas cidades brasileiras, o feriado será facultativo e, com isso, diversos setores da economia foram pegos de surpresa, inclusive o Varejo Alimentar. Diante de tantas incertezas e imprevisibilidades, como, então, trabalhar as sazonalidades em supermercados?
Para a especialista em varejo Mônica Leão, que atua no segmento supermercadista há 25 anos, um possível cancelamento da folia carnavalesca pode trazer uma perda significativa em vendas, principalmente nos setores de Bebidas (alcoólicas e não alcoólicas), Carnes e de todos os outros SKUs relacionados a churrasco (incluindo itens de Bazar).
“Não são só os pontos de festa que foram impactados, outras áreas turísticas também. Afinal, há pessoas que preferem se distanciar das badalações, ir para casa de campo ou praia e, naturalmente, assim fazem uma compra muito maior do que a de rotina”, explica.
Estratégias para dar a volta por cima
Uma sugestão para que o Autosserviço não fique preso às datas comemorativas para aquecer as vendas é investir em eventos próprios, como “semana/quinzena da pizza”, “fim de semana da feijoada”, entre outros produtos.
Ao fazer parcerias com indústrias, Mônica acredita que essas ações ficam ainda mais ricas. De acordo com a especialista, é possível, por exemplo, assar pizza na hora para vender, oferecer cursos rápidos de gastronomia, chamar um sommelier para sugerir harmonizações em uma “semana de queijos e vinhos”, e por aí vai.
“Para gerar clima dentro da loja e mantê-la viva, é possível investir em decoração especial e trabalhar o marketing auditivo com músicas específicas relacionadas ao evento”, complementa.
Além disso, na opinião da especialista em varejo e estrategista comercial, Fernanda Silveira, ter uma gestão comercial efetiva define o jogo para a criação de novas estratégias. É preciso também conhecer a fundo o seu cliente, entender como pensa, quais são seus hábitos de consumo e como gosta de ser atendido.
“Temos diversas formas de conseguir esse tipo de informação hoje, seja investindo em CRM, empregando técnicas para mensurar o NPS ou ainda fazendo contato direto através de conversas e observação da jornada do shopper na loja”, defende.
Dessa forma é possível escolher e apostar em um mix de produtos que gere desejo no público. “Importante também fazer uma gestão de pricing eficaz, para ter a percepção de preço adequada na mente de seus clientes, e aplicar promoções irresistíveis de valor, negociadas com a indústria, para fomentar a venda”, sugere Fernanda.
De forma geral, não é necessário “reinventar a roda” todos os dias para ter sucesso. “Garantir a execução do básico que se espera de uma loja de supermercado, um sortimento adequado, sempre atento às inovações e lançamentos, um ótimo nível de serviço e um atendimento extraordinário é certeza de bons resultados”, finaliza.