Apesar da grande migração de empresas do varejo para o ambiente online, apenas 6% dos consumidores afirmam que suas experiências online são sempre relevantes. O relatório anual feito pela Coveo Solutions Inc, empresa especializada em transformar dados em experiências digitais, mostra que, em 2022, 93% dos participantes disseram que as experiências de compras online precisam ser, no mínimo, iguais ou melhores do que nas lojas físicas, número 3% maior do que o apresentado no relatório anterior.
Mais de 50% dos entrevistados que compram online se dizem dispostos a pagar mais se pudessem encontrar o que procuram com apenas alguns cliques, enquanto para 48% basta receber conteúdo de apoio sobre os produtos para o preço mais alto valer a pena. A maioria dos participantes deste relatório, 69%, gastariam mais em um produto que tenha algum serviço agregado que melhore a sua experiência de compra.
Geração Z é a menos fiel
Sobre os compradores da geração Z, a pesquisa da Coveo diz que este é o perfil mais propenso a pagar mais para encontrar produtos rapidamente, com 60%, contra 52% das outras gerações. Além disso, os consumidores da geração Z são os menos leais aos gigantes do varejo.
Entre as pessoas que compram online, enquanto 59% estão preocupados com o uso dos seus dados pelos varejistas, 51% estão propensos a compartilhar dados pessoais com marcas que confiam. O relatório de relevância de 2022, feito pela Coveo no Reino Unido e nos EUA, com foco em descobrir tendências relacionadas ao comércio eletrônico, atendimento ao cliente e local de trabalho digital. Ao todo 4 mil pessoas com mais de 18 anos, que usam computador para trabalhar e que fazem parte de empresas com mais de 250 funcionários, participaram desta pesquisa.