O Sacolão Da Santa, nascido sob o comando de Júlio Aoki e localizado há mais de 20 anos na Vila Mariana, bairro de São Paulo, tornou-se a primeira empresa do setor supermercadista a conquistar uma posição na premiação “Melhores para o Brasil 2022”, criado pela startup Humanizadas, na categoria médio porte.
Com base na ciência de dados, a Humanizadas criou esse índice que mede o Rating de Consciência, diretamente relacionado à maior percepção de impacto das empresas nos ecossistemas nos quais atuam, envolvendo a capacidade de nutrir relacionamentos de excelência, gerar valor e impacto duradouros. Para essa pesquisa, foram realizadas análise de dados de mais de 300 organizações e 86 mil entrevistados.
O Da Santa passou por uma grande mudança no último ano, realizada pela consultoria do arquiteto Júlio Takano, da KT Retail, que contou com a ampliação física da loja. O sortimento foi estendido para além do hortifruti, a marca própria foi lançada e o espaço foi totalmente remodelado tendo as pessoas como ponto de partida do projeto com objetivo transformar o Da Santa em uma lovemark.
“Temos as pessoas no centro e não apenas clientes como os demais negócios. Não me interessa a venda pela venda, quero que todos se sintam bem dentro do Da Santa, que o local seja mais do que apenas um local de compras”, comenta Júlio Aoki.
O estudo Trust Barometer 2022, do Instituto Edelman, aponta que nove em cada dez cidadãos brasileiros esperam que as lideranças – e suas organizações – tenham uma atitude mais consciente, ética, transparente e sustentável. Ou seja, a maioria da população brasileira tem a expectativa de que as organizações devem ir além de gerar lucro para seus acionistas, enxergando e incluindo colaboradores, comunidades locais, elos da cadeia produtiva, investidores, consumidores e todas as pessoas interessadas no sucesso da organização e nos seus resultados.