O conceito honest market, do qual o consumidor finaliza a compra de forma autônoma, vem crescendo cada vez mais nos supermercados e minimercados do país. Entretanto, junto a esse crescimento, cresce também o número de itens furtados nesta modalidade. A Be Honest Supernosso, empresa de mercados autônomos que faz parte do Grupo Supernosso, possui mais de 250 lojas de conveniência neste modelo —, e um dos sócios fundadores, Victor Casagrande, comentou sobre o assunto.
Como essas lojas não possuem interferência humana e nem câmeras, a principal forma de otimizar a experiência de compra no modelo honest market é conscientizando os compradores. “Nosso aliado mais forte, sem dúvida alguma, é a comunicação das evidências e a notificação dos infratores. Isso causa uma grande indignação na grande maioria que é cumpridora dos seus deveres”, relata Casagrande.
O institucional da Be Honest faz intervenções para aprimorar a cultura, sendo que não vendem fiado e só permitem o pagamento durante a compra.
O foco da empresa é engajar os moradores e torná-los fiscais. “Temos um canal de denúncias, pois sabemos que quem faz mau uso do nosso serviço tem propensão a cometer outras irregularidades. Mas não podemos abrir mão dos métodos tradicionais como travas e câmaras. Agora estamos testando o atendimento virtual, não somente para coibir perdas mas principalmente melhorar a experiência em nossas lojas”, finaliza.