Durante as compras em um supermercado não é raro ouvirmos trilhas sonoras que quase sempre nos fazem cantar, junto aos anúncios sonoros sobre ofertas especiais na loja. Tudo isso faz parte do sound branding, uma estratégia bastante usada por lojas supermercadistas para tornar a jornada do consumidor cada vez mais leve e agradável, para que ele se sinta mais confiante para comprar itens da loja.
Segundo Kiko Fernandes, sócio da Speedball, produtora especializada em trilha sonora para publicidade, além de levar em consideração fatores culturais e sociais, outros aspectos influenciam o momento da compra. “O humor, a necessidade, as opções de compra. A música tem várias funções que vão desde o recall do branding de uma campanha publicitária, até como um elemento de atmosferas sonoras propícias às compras”, explica.
Para ele, os benefícios de uma estratégia de sound branding para os supermercados começam pelo conhecimento sobre a influência da música no cérebro do consumidor, nas emoções, reações, memórias e no humor deles. “O sound branding traz um conjunto de ferramentas poderosas para abordagens auditivas, visando a sensibilização de audiência e a criação de condições sonoras ideais e indispensáveis ao trading”, afirma o sócio da Speedball.
Retenção sensorial
Pensando na construção dessa estratégia de maneira eficiente nas lojas do varejo supermercadista, o especialista em sound branding entende que existem pilares importantes que devem ser considerados. De acordo com Kiko, além de representar sonoramente o conceito da marca ao ambientar categorias de produtos, transmitir mensagens de segurança e ofertas específicas, é preciso reter o shopper na loja de forma sensorial. “Criar uma experiência memorável visando o retorno do cliente à loja e, na comunicação, precisamos criar memorabilidade e engajamento para a marca”, aponta.
Entre os cuidados que precisam ser considerados na estratégia de sound branding, o executivo da produtora Speedball acredita que o sound branding nos supermercados é uma ferramenta complementar para a operação da loja. “Não adianta querer reter o seu cliente na loja com uma trilha sonora agradável se ele não estiver satisfeito em ficar na fila por falta de caixa disponível na loja. O ambiente sonoro vem contribuir”, salienta Kiko Fernandes.
De acordo com ele, há ainda um caminho a ser percorrido em relação à utilização correta das diversas ferramentas do sound branding no segmento de supermercados. “Certamente, existem diversas outras empresas que fazem o mesmo, mas, nos meus arredores, os supermercados da rede Pão de Açúcar estão demonstrando mais atenção com o ambiente sonoro, com o uso de brand voices, e com a adequação de branded audio no PDV”, completa Kiko Fernandes.