Tradicional de Corumbá (MS), o Grupo Fernandes comemora os resultados positivos obtidos com o investimento feito na modernização dos processos administrativos e operacionais de suas lojas com a implementação das etiquetas eletrônicas de preço da Toledo Brasil.
Segundo ainda Katayama, o primeiro contato com as etiquetas eletrônicas foi em 2017, porém sem êxito. Em 2019 foi instalada a primeira etiqueta eletrônica em uma loja da rede e em 2020, todas as lojas da rede já estavam integradas com o serviço. Hoje, todo o Grupo Fernandes tem mais de 21 mil etiquetas eletrônicas automatizadas em funcionamento.
“À medida que a nossa operação estava aumentando, sentíamos a necessidade de uma precificação mais assertiva, uma vez que a média de alteração de preços era de mais ou menos 200 itens diariamente. Sentíamos, na pele, problemas com clientes no caixa, na área de venda e, em alguns casos, até situações com Procon. Isso acontecia porque toda troca era feita de forma manual, uma por uma, que na maioria das vezes levava mais de duas horas”, afirma Brênno Katayama, gerente regional de TI do Grupo Fernandes.
Para exemplificar a eficácia da tecnologia, Katayama afirma que em uma filial há um mix de cerca de 9.500 produtos expostos, ou seja, havia pelo menos esse número de etiquetas impressas, e em um dia normal de alteração de preços e ofertas, tínhamos que alterar mais de 200 etiquetas manualmente, sendo que essa operação era composta por 23 colaboradores que ficavam responsáveis pela alteração dos preços e abastecimento da loja. “Após a implantação da tecnologia, reduzimos a operação para 11 colaboradores com foco nos processos e abastecimento e um colaborador apenas monitoramento as cinco lojas nas alterações de preços diárias”, afirma.