O Grupo Mateus – empresa de varejo alimentar, com operações no varejo de supermercados, atacarejo, atacado, móveis e eletrodomésticos – divulgou o resultado do segundo trimestre de 2023. No balanço ficou registrado que o lucro bruto da companhia atingiu R$ 1,4 bilhão, um avanço de 19,4% em relação ao 2T22, com margem bruta de 21,8% no trimestre. No acumulado do ano, o lucro bruto foi de R$ 2,6 bilhões (+20,3%), com margem bruta de 21,5%.
A receita bruta do Grupo totalizou R$ 7,2 bilhões, o maior volume de vendas já registrado para um trimestre da Companhia, o que representou um crescimento de 23,7% quando comparado ao 2T22. No critério “mesmas lojas”, houve um crescimento de 10,4%, mantendo a tendência de duplo dígito observada nos períodos anteriores. No acumulado do primeiro semestre, a receita bruta atingiu R$ 13,8 bilhões, com um crescimento total de 25,4% e um SSS (Same-store sales, mesmas lojas) de 10,8%.
Durante o segundo trimestre, a receita financeira do Grupo totalizou R$ 62,8 milhões, 73,4% maior que o apurado no segundo trimestre de 2022. Já as despesas financeiras atingiram R$ 166,9 milhões, um crescimento de 76,1% em relação ao mesmo período do ano anterior. Nos seis meses de 2023, o resultado financeiro totalizou R$ 176,9 milhões, 101,8% a mais que no mesmo período em 2022, e representou 1,4% da receita líquida do período.
Durante o segundo trimestre, o Grupo Mateus inaugurou três lojas: Dois Atacarejos no Ceará (Fortaleza e Maranguape) e um Supermercado no Maranhão (Coelho Neto). Ao todo, foram 21 lojas abertas nos últimos 12 meses, o que representou um crescimento de 12,6% da área de vendas, em comparação ao 2T22. No segundo semestre a Companhia planeja encerrar o ano com 28 novas lojas.