O Grupo Muffato, sexto maior supermercadista do país, desistiu de comprar as lojas do Makro, rede atacadista do grupo holandês SHV, em São Paulo. A companhia negociava 24 unidades da rede no estado, o que representaria a sua entrada na capital paulista. O acordo, porém, não foi para frente porque a rede paranaense encontrou contingências maiores do que o esperado, ligadas a passivos trabalhistas e a questões fiscais. Os riscos, na visão do potencial comprador, não compensariam o investimento.
A saída do Makro do mercado brasileiro está ocorrendo aos poucos – é algo que a família de fundadores já fez no exterior, onde o negócio não pertence mais ao grupo, com operações que usam apenas a marca. Por aqui, o grupo SHV está presente há mais de 50 anos. Trata-se da maior operação de varejo no mundo da companhia. O processo de saída do país começou em 2019, com a venda de 28 lojas para o Carrefour, por R$ 1,95 bilhão.
O Makro deixará de participar do atacado no Brasil, caso futuras negociações avancem. O grupo, presente no Brasil desde 1970, está cobrando uma quantia entre R$ 2 e R$ 3 bilhões.
Fonte: Estadão