Com oito fábricas de bebidas e uma de embalagens, o Grupo Petrópolis divulgou a prmeira edição do seu Relatório de Sustentabilidade referente às iniciativas e projetos do exercício de 2020. A publicação, que é considerada uma das mais importantes ferramentas de comunicação sobre gestão, mostra o desempenho e as ações do Grupo para o atendimento dos compromissos assumidos sobre os pilares ASG (Ambientais, Sociais e de Governança).
A partir da Estratégia ASG 2030, o grupo implantou processos para minimizar os riscos ambientais com modelos de gestão e inovação que garantem práticas mais sustentáveis, com uma agenda de iniciativas com foco na redução da emissão de poluentes, do consumo de energia e de água, o aumento da eficiência energética, reciclagem, preservação da biodiversidade, consciência ambiental e embalagens sustentáveis. Tudo isso norteado pelas práticas da economia circular, conceito que associa o desenvolvimento econômico a um melhor uso de recursos naturais, por meio de novos modelos de negócios e da otimização nos processos de fabricação, priorizando os insumos duráveis, recicláveis e renováveis.
“Entendemos que a sustentabilidade e a inovação caminham juntas e são o foco para toda empresa que deseja destacar-se em seu mercado de atuação no Brasil e no mundo. Sustentabilidade envolve a harmonia entre suas três dimensões – ambiental, social e econômica –, sendo que estamos comprometidos com a maximização de valor para a sociedade e para nossos colaboradores, além de tornar o planeta melhor para as próximas gerações”, destaca Alaercio Nicoletti Junior, gerente de sustentabilidade.
As estratégias planejadas pelo grupo estão compostas por: Responsabilidade Ambiental — para garantir a circularização dos resíduos industriais e o seu retorno preferencial para a cadeia produtiva do GP, aumentar o conteúdo reciclado nas embalagens e reduzir as emissões de gases de efeito estufa; a Responsabilidade Social — para interagir com as comunidades circunvizinhas às operações fabris, conduzir projetos sociais de relevância para a sociedade e valorizar a diversidade em todos os níveis hierárquicos da organização; e a Governança Sustentável — para desenvolver alternativas de se assegurar a Logística Reversa pós-consumo e assegurar a Gestão da Sustentabilidade e sua melhoria contínua.
Nova Fábrica e Meio Ambiente
O compromisso com a sustentabilidade também já faz parte da nova fábrica do Grupo Petrópolis, em Uberaba (MG). “Em 2020 inauguramos a planta que foi projetada pensando na sustentabilidade, com redução considerável do consumo de água e de energia em relação a uma planta da geração anterior”, pontua a vice-presidente do GP, Giulia Faria.
Com investimentos de aproximadamente R$ 1 bilhão, a unidade de bebidas é a maior planta fabril da companhia, tem capacidade total produtiva superior a 8,6 milhões de hectolitros de cerveja por ano, ou seja, 860 milhões de litros da bebida, contando com quatro linhas capacitadas para o envase de 256 mil latas e 140 mil garrafas.
Entre as soluções sustentáveis da nova fábrica estão o sistema de água de reuso com tanque de armazenagem de até 2 mil m², a geração de vapor através de caldeiras de biomassa, com sistema de economizador de vapor incorporado e implantação de luminárias em LED, que representa uma economia de até 80% em relação ao sistema de iluminação convencional.