Durante o mês de outubro, grande parte dos empresários do setor varejista brasileiro está preparado para aumentar suas vendas com o feriado do dia 12, o Dia das Crianças. Olhando para o setor supermercadista, a data é importante tanto para a indústria quanto para as lojas. Porém, a influência americana começa a aparecer mais no varejo, primeiro com a adesão da Black Friday e, mais recentemente, com o Halloween. Tradicionalmente, o Dia das Bruxas está relacionado com doces e, por isso, a data ganha cada vez mais importância para diversas marcas que estão nas gôndolas dos supermercados.

De acordo com Gustavo Erzinger, fundador da startup MeuCompras, hoje a data tipicamente americana influencia cada vez mais a cultura brasileira. “Outubro já era forte para o varejo com o Dia das Crianças e, agora, vem recebendo a influência do Halloween. Para a indústria, é uma grande oportunidade e, a cada ano que passa, vemos mais marcas envolvidas com embalagens e produtos específicos para o Halloween”, destaca Erzinger.

Parcerias e impacto no ticket médio

Para o executivo do MeuCompras, o Halloween é uma data que ganhou importância na agenda das empresas supermercadistas e promove diversas parcerias entre marcas em comparação ao Dia das Crianças. “As decorações estão cada vez melhores, mais elaboradas, vestindo as lojas e deixando o consumidor cada vez mais envolvido nessa cultura que, para nós, é nova”, aponta Gustavo Erzinger.

Neste cenário, o executivo traz algumas dicas para os empresários, líderes e gestores dos supermercados. “Cada vez mais a experiência do consumidor na loja faz com que ele se sinta parte daquela data e isso impacta o ticket médio. A decoração do supermercado nos corredores ou em uma área tematizada vai estimular o consumidor a comprar com percepção de valor”, completa Erzinger.

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