Com o intuito de melhorar a jornada do shopper no PDV físico, o segmento de supermercados tem ampliado o mix de produtos e serviços. Mas, como o próprio mercado demonstra, é possível ir além.
Prova disso está em um modelo de negócios que, apesar de não ser novo, oferece ainda mais praticidade ao consumidor: o store in store (ou, em tradução livre, loja dentro da loja). São os casos em que supermercados locam seus espaços para determinadas marcas (normalmente de segmentos diferentes) atuarem em seus estabelecimentos.
Para supermercados, a estratégia é atrair ainda mais clientes oferecendo-lhes a possibilidade de resolver outras pendências além das compras para o lar. Já o estabelecimento parceiro ganha com o fluxo do público que já frequenta o autosserviço.
Com um modelo que se assemelha ao conceito, 140 galerias do Carrefour Property, unidade imobiliária do Grupo Carrefour Brasil presente em 15 estados brasileiros, já contabilizam mais de 2.200 lojistas parceiros, que oferecem serviços como academia, lotéricas, salão de beleza e perfumaria dentro de espaços de conveniência nos PDVs. O mix de lojas é avaliado de acordo com as necessidades e peculiaridades de cada região.
“Encontrar lojas e serviços em um único espaço otimiza o tempo do cliente e evita que ele tenha de se deslocar para vários locais. Facilita a vida das pessoas com pouco tempo para resolver suas pendências, seja por conta dos seus afazeres domésticos ou pela rotina de trabalho”, afirma a diretora de Operações e Marketing do Carrefour Property, Marina Dias.
Só no ano passado, o fluxo de pessoas dentro dos hiper e supermercados onde as galerias estão instaladas foi superior a 113 milhões. Segundo uma pesquisa realizada pelo Carrefour Property, 85% dos clientes aproveitam a ida ao supermercado para visitar as lojas parceiras, sendo que 66% consideram esses locais práticos e convenientes.
Além disso, os preços mais baixos e a presença de lojas que até então não estavam na região também foram mencionados como fatores que motivam a frequência a tais espaços. A média de visitas às unidades dos lojistas parceiros são de quatro a cinco vezes por mês, sendo lotéricas, restaurantes, farmácias, caixas eletrônicos, sorveteria e lojas de acessórios de celular e cosméticos os serviços mais utilizados.
Fica a dica para quem quer dar um passo à frente nas operações.