O Magalu informou à Comissão de Valores Mobiliários (CVM) os resultados financeiros do quarto trimestre de 2022, no ano, as vendas totais da companhia – que incluem lojas físicas, e-commerce com estoque próprio e marketplace – atingiram o recorde de 60 bilhões de reais, com crescimento de 8% em relação a 2021. No quarto trimestre, marcado por datas importantes para o setor como Black Friday e Natal e pela realização da Copa do Mundo, as vendas totais foram de 18 bilhões de reais, um avanço de 16% na comparação anual.

Ao longo do primeiro trimestre, a companhia fez ajustes operacionais que levaram ao aumento da margem bruta. As políticas de frete e de comissionamento do marketplace foram revisadas. O giro dos estoques foi reduzido em mais de 30 dias ao longo do ano. Em dezembro, o nível de estoque atingiu 7,8 bilhões de reais – 1,3 bilhão de reais menor do que o registrado no mesmo período de 2021. Com isso, a margem Ebtida ajustada, que havia sido de 2,6% no quarto trimestre do ano anterior, chegou a 6%. Em 2022, o Ebtida ajustado do Magalu atingiu 2,1 bilhões de reais, um avanço de 44% em relação ao registrado em 2021. No ano, a margem Ebtida foi de 5,7%, melhor patamar em três anos.

Com a melhoria de resultados operacionais e de capital de giro, a geração de caixa do Magalu foi de mais de 800 milhões de reais no ano e de 2,2 bilhões de reais entre outubro e dezembro de 2022. A companhia fechou o ano com um caixa total de 10,6 bilhões de reais, incluindo aplicações financeiras e recebíveis de cartão de crédito – o que permite que o Magalu continue a investir em sua estratégia de longo prazo de ser o principal indutor da digitalização do varejo analógico brasileiro.

“Sempre estivemos determinados a crescer com rentabilidade, de forma sustentável”, diz Frederico Trajano, CEO do Magalu. “Em 2022, diante de um cenário macro muito desafiador, tornamos nossa estrutura mais leve ao mesmo tempo em que trabalhamos para ganhar participação de mercado. A evolução dos nossos resultados, trimestre após trimestre, mostra que estamos no caminho certo.”

Em paralelo, o Magalu continuou a buscar ganho de participação de mercado em todos os seus canais. Com o impulso de ações promocionais relacionadas à Copa do Mundo do Catar, as vendas totais do e-commerce cresceram 16% entre outubro e dezembro, atingindo 13 bilhões de reais. O 1P – e-commerce com estoque próprio – o avanço foi de 18%. No 3P – representado pelos mais de 260 000 sellers do marketplace – as vendas aumentaram 12% no trimestre e 33% em dezembro. Esse desempenho levou a um ganho de 5,1 pontos percentuais na participação da empresa no mercado online. Nas mais de 1300 lojas físicas da companhia, as vendas chegaram a 5 bilhões de reais, aumento de 15% na comparação anual. 

One thought on “Magalu fecha 2022 com 60 bilhões de reais em vendas e caixa de 10,6 bilhões

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *