A marca própria do Dia, Melhor a Cada Dia, vem se dedicando para atualizar os seus produtos conforme nova regulamentação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e já conta com 60% dos seus produtos atualizados, avançando para etapas de impressão. O objetivo é finalizar todo o processo dentro do prazo exigido pela Anvisa.
As mudanças exigidas pela Anvisa ajudarão o consumidor a tomar decisões sobre consumo mais consciente. Sendo assim, as alegações nutricionais – chamadas LUPAS – de excesso de sódio, açúcar e gordura saturada, devem estar no painel principal do rótulo. Além disso, as tabelas nutricionais deverão ser padronizadas em formatos e fontes, com inclusão de uma coluna indicando os valores para cada 100g/ml do produto e também por tipo de preparo, como nos congelados.
Para a diretora de Marca Própria do Dia, Loiane Silveira a nova rotulagem de alimentos permite que a população saiba exatamente o que está levando para casa, e também abre oportunidades para o mercado trazer melhorias para os produtos com uma escolha mais seletiva dos ingredientes.
“Iniciamos o processo de readequação em 2022 e já temos mais de 350 produtos atualizados conforme a nova legislação. Nosso objetivo é atualizar quase 600 skus dentro do prazo”, explica.
Dentre as mudanças realizadas pela marca própria Melhor a Cada Dia, também estão a atualização de receitas de alguns produtos, que hoje estão ainda mais saudáveis. Alguns exemplos são as linhas de milho e ervilha em conserva, que não contam mais com a adição de sal em sua composição, além das sopas instantâneas que tiveram redução de sódio em sua formulação.
Em paralelo ao viés da alimentação, o Grupo Dia anunciou no último mês de maio o seu novo posicionamento global Comer Melhor a Cada Dia, movimento que tem como premissa ajudar a diminuir as barreiras alimentares e tornar uma dieta equilibrada acessível a todos. A iniciativa está presente nos quatro países nos quais o Grupo opera – Espanha, Argentina, Brasil e Portugal – e o seu foco é sensibilizar e incentivar as pessoas, independentemente do local onde vivem ou do seu orçamento, de que é possível optar por uma alimentação variada e mais saudável todos os dias.
“No Dia, acreditamos que uma alimentação equilibrada deve estar ao alcance de todos, independentemente do poder aquisitivo. Queremos que as pessoas entendam que é possível comer melhor a cada dia”, afirma Martín Tolcachir, CEO Global do Grupo Dia.
Parabéns para o Grupo Dia por estar no esforço de atualizar a rotulagem nutricional e ajustar a qualidade de seus produtos!
Registro apenas uma correção: as “lupas” são, na verdade, advertências da rotulagem nutricional frontal, ou seja, não fazem parte das “alegações nutricionais”, como citado no texto.