Os aplicativos de mensagem de texto como Whatsapp vêm dominando a forma como as pessoas se conectam no dia a dia. Mas, as velhas mensagens de texto, ou SMS, continuam fazendo parte da rotina dos brasileiros. Uma pesquisa feita pela Infobip, plataforma de comunicação omnichannel, 90% dos brasileiros enviam e recebem mensagens de texto diversas vezes ao dia. Neste cenário, empresas do varejo percebem uma oportunidade de estabelecer um canal com o consumidor mais econômico se comparado aos outros.
De acordo com Michele Bader, vice-presidente de operações Latam da Sinch, empresa especializada em comunicações customizadas, existem alguns atrativos para o supermercadista investir em marketing por SMS. “É a ferramenta mais democrática atualmente, presente em todos os smartphones independente de marca, modelo de aparelho ou operadora. Outro ponto fundamental é que o SMS não precisa de conexão com a internet, facilitando a disseminação de qualquer mensagem, em qualquer lugar, com mais de 80% das pessoas abrindo as mensagens recebidas”, explica.
Para Bader, esse tipo de comunicação se torna essencial em regiões mais afastadas, onde banda larga ou internet móvel não é uma realidade para a população. “Além do alcance direto e imediato, a rede amplia o relacionamento com o cliente pois oferece a possibilidade de ofertas exclusivas e relevantes, com suporte de mensagens de texto automatizadas, reduzindo a carga de trabalho e os custos operacionais”, complementa a executiva da Sinch.
Personalização em massa e público
Segundo João Finamor, professor de marketing da ESPM, a estratégia de SMS é o inbound marketing 2.0 porque o princípio é o mesmo. “Cria-se uma régua de relacionamento com mensagens segmentadas para categorizar o perfil do cliente, enviando conteúdo personalizado, sem disparos aleatórios. Chamamos de personalização em massa, um elevado número de disparos e ao mesmo tempo, mas com a mensagem certa, para a pessoa certa, na hora certa”, ensina.
Finamor acredita que as estratégias de marketing por SMS tem maior apelo com o perfil de consumidor com 50 anos ou mais por ter maior afinidade por esse tipo de mensagem. “Já as gerações novas, como a Z e a Alpha, por exemplo, são menos indicadas para impactar ou se relacionar com esse tipo de comunicação”, diz o professor da ESPM.
Michele Bader acredita que a segmentação correta do público-alvo é essencial para trazer relevância e o conteúdo produzido deve ser adaptado às necessidades e mudanças que o setor e o consumidor sofrem constantemente. “Ações de marketing por SMS podem funcionar para diferentes perfis de consumidor, mas a eficácia da estratégia pode variar dependendo das características e preferências de cada grupo. O SMS é uma forma de comunicação direta, instantânea e de alcance quase universal, e pode ser usado em conjunto com outros canais, como por exemplo”, completa a vice-presidente da Sinch.