O mercado de produtos orgânicos está em constante crescimento no Brasil e vem gerando oportunidades de parceria entre os produtores e as redes supermercadistas. Prova disso é que a rede Natural da Terra foi a primeira a oferecer os ovos da Raiar Orgânicos para seus clientes a partir de 2023. Os ovos da marca foram oferecidos em degustação nas lojas e feiras de orgânicos promovidas pelo Hortifruti Natural da Terra, antes de entrar no portfólio de marca própria da varejista.

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De acordo com Mario Vasconcelos, comprador de FLVS’s (frutas, legumes e verduras) da rede Hortifruti Natural da Terra, a expectativa da rede para este ano é alta e o objetivo é manter o crescimento na casa dos dois dígitos. “É um ano importante pois teremos a consolidação da Raiar, que chega com bastante investimento em tecnologia, buscando a democratização dos orgânicos e garantindo qualidade. Além disso, temos parceiros em pleno desenvolvimento, com muito potencial para elevar a participação das frutas e legumes orgânicos dentro da Hortifruti Natural da Terra”, explica o executivo.

Novos consumidores e desafios do mercado

Para Vasconcelos, o que motivou a parceria entre a rede e a Raiar foi a sinergia de ideias e objetivos. “Desde o início entendemos que a busca por qualidade e democratização dos orgânicos era o objetivo de ambos. Junto a isso, toda estrutura e história da Raiar nos impressionou e foi um grande estímulo para que a parceria fosse desenvolvida”, diz o comprador de FLVS’s da rede.

As ações em parceria com a marca de ovos já acontecem em lojas da rede em São Paulo e, segundo Mario, rapidamente atingiram 30% de participação nas vendas de ovos orgânicos. “A perspectiva é alavancar esse número mês a mês e, o mais interessante, é que a entrada da Raiar trouxe novos consumidores de ovos orgânicos e, também, aqueles que consomem ovos convencionais”, afirma o executivo de compras do Natural da Terra.

Entre os principais desafios encontrados pela rede varejista em relação ao mercado de produtos orgânicos no Brasil, Vasconcelos aponta para a dificuldade em ter disponibilidade constante durante todo o ano, assim como os custos. “Precisa ser viável. Pois não adianta ter um bom produto e ele estar muito distante do convencional”, completa Mario Vasconcelos, comprador de FLVs do Hortifruti.

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