“Na verdade, isso é a minha vida”. De forma introdutória, essas foram as palavras ditas por Antônio Carlos Ascar, consultor da ABRAS (Associação Brasileira de Supermercados) e escritor, quando perguntado a respeito do que tanto lhe fascina no “fantástico mundo dos supermercados” — como ele próprio gosta de referenciar. Com mais de 50 anos de experiência em varejo de autosserviço, Antônio acaba de lançar o seu segundo livro “Supermercados no Brasil – Conceito, história e estórias”, do qual ele traça uma linha cronológica entre o surgimento e o desenvolvimento desse tipo de estabelecimento no país, com análises de aspectos teóricos, práticos, e até mesmo com relatos de experiências pessoais.
O amor do autor pelo varejo de autosserviço teve início na segunda metade da década de 40, quando, pela primeira vez, um pequeno Ascar — de aproximadamente 8 anos de idade — entrou na “Casa Araújo”, localizada no centro de São Paulo. Foi amor à primeira vista e, posteriormente, esse estabelecimento foi reinaugurado como “Lojas Araújo”, que, conforme Ascar, foi o primeiro varejo de autosserviço do Brasil. A partir desse momento, Antonio cresceu pessoalmente e profissionalmente juntamente com o modelo, e percebeu as evoluções dos diversos formatos de autosserviço no país: hipermercado; supermercado; atacado; atacarejo, entre outros.
“Falo do comércio na Antiguidade, conto do surgimento do autosserviço nos Estados Unidos, até chegar aqui no Brasil. Neste momento, minha maior preocupação se tornou a de perpetuar o nome de todos os responsáveis por esse maravilhoso mundo dos supermercadistas” acrescenta Ascar sobre o livro.
O livro, do qual Antonio traz mais informações e estórias descontraídas a respeito dos mais diversos formatos de autosserviço, encontra-se disponível para a compra em diversas plataformas digitais.
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