Embora há muito tempo varejistas dos Estados Unidos ofereçam cartões de crédito, vem crescendo o número dos que estão ampliando seus serviços financeiros, que muitas vezes acontece por meio de parcerias com empresas de tecnologia financeira, chamadas de fintechs. Um exemplo é a parceria entre Walmart e a Ikea, recentemente anunciada. Entre os benefícios ao consumidor estão contas correntes gratuitas e financiamentos no modelo “compre agora, pague depois”, antigo conhecido do consumidor brasileiro. Segundo Julio Ernesto, Head de Eficiência na AGR Consultores, “o varejo e o crédito sempre andaram juntos, especialmente no Brasil, onde a maioria da população, por cultura ou necessidade, recorre ao parcelamento para financiar o consumo. Agora o que vemos é um varejo ávido por conhecer mais seu cliente e isso passa por entender seus hábitos e comportamentos fora das lojas”.
Para Thiago Martello, educador financeiro na Martello Educação Financeira, o Brasil não fica para trás quando se trata de oferecer benefícios para fidelizar clientes. Além dos cartões específicos e dos apps, que já fornecem benefícios como descontos, pontos, cashback, que são muito bem-vistos pelo público, é percebida uma disputa grande dos varejistas pelos clientes e cada um atuando com a sua expertise para ganhar espaço em um mercado acirrado. “Hoje, o cliente tem muito acesso à informação, então é natural que busque o que realmente entende como ganho. Se pararmos para pensar, quando as gerações anteriores tinham a caderneta na mercearia do bairro, o fiado no mercadinho já era uma forma de fidelização com benefícios. O que vemos é uma evolução tecnológica de algo que já acontece há tempos.”
O varejista pode, agora mais do que nunca, se tornar o financiador e detentor da conta corrente do seu consumidor, com vantagens sobre um banco tradicional. “Conhecendo melhor seus comportamentos e fazendo uso inteligente das informações, é possível atender cada consumidor de forma personalizada e gerar fidelização para futuras compras”, diz Ernesto.
O especialista garante que os supermercados, por serem o principal local de compras de primeira necessidade, são um player muito bem-posicionado para experimentar novos negócios e serviços. “O lema é fidelizar, cobrindo todos os pontos de consumo de um mesmo cliente, atendendo-o de ponta a ponta, unindo serviço e produto”, indica o Head da AGR.
À medida que o consumidor utiliza a conta corrente ou os cartões do varejista, ele dá informações preciosas de seus hábitos de consumo. Com esses dados, pode-se antecipar hábitos e necessidades, gerando ofertas e atendimentos personalizados. “Imagina, por exemplo, poder disparar uma promoção da cerveja que o consumidor gosta, no push do aplicativo “varejobanco”, justamente quando o aplicativo identifica que o cliente está próximo da loja X?! Isso é customização de valor!”, afirma Ernesto.
Riscos precisam ser avaliados
É essencial ponderar, no entanto, que o sistema financeiro é complexo, cheio de regras e alguns riscos precisam ser mitigados, como a inadimplência, por exemplo. Por isso mesmo, toda a parceria e a implantação de novos serviços deve ser cuidadosamente avaliada e planejada. É fundamental olhar não somente a capacidade de pagamento do cliente, mas também o comprometimento total dele, com as diversas instituições financeiras com as quais se relaciona. “Em algum momento a inadimplência vai vir, o que não é uma novidade, pois também era assim na época do cheque e do carnê. Mas esse problema precisará ser compensado, para não comprometer a operação” conclui Ernesto.
Continue a leitura e descubra mais sobre como a parceria com fintechs pode contribuir para seu supermercado e na fidelização de seus clientes.
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