A nova Pesquisa de Prevenção de Perdas da Abrappe (Associação Brasileira de Prevenção de Perdas), aponta que desde o começo da pandemia até o fim de 2022, as perdas no varejo cresceram 23%. De acordo com o índice, as perdas não identificadas (furtos, roubos, erros humanos) aumentaram 52,54% neste período apenas nos supermercados.
Há diversos motivos que contribuem para a ocorrência de perdas no varejo, sendo esse um assunto de interesse tanto para os varejistas em geral quanto para os gestores que atuam no setor de supermercados. Os furtos representam apenas uma das razões pelas quais os varejistas desse segmento enfrentam prejuízos, ou seja, existem outros fatores que também levam a perdas significativas, como roubos, quebras operacionais, falta de abastecimento ou excesso de compra.
De acordo com Leandro Rosadas, economista e especialista em gestão de mercados, é importante que os donos de mercados, atacarejos e hortifrutis tenham uma estratégia para conter essas perdas. “Se não houver um plano para mitigar esse problema, as perdas impactarão e muito o faturamento, ao fim do mês. Além disso, produtos de alto risco, como whisky, energéticos, vodka e protetor solar, merecem uma atenção especial, como por exemplo: armazenagem em área controlada, monitoramento – circuito fechado de televisão; conferência detalhada e inventários rotativos mais frequentes ”, afirma o especialista.
O especialista dá outras dicas para prevenir as perdas no varejo alimentício:
1. Realize treinamentos com frequência – “Além da equipe de prevenção de perdas precisar estar bem treinada, esse conhecimento deve sempre ser extensivo para os demais funcionários. Todos devem saber atuar na prevenção de perdas. Um exemplo: sempre que um funcionário identificar uma pessoa com um produto em mãos circulando pela loja, ele deve oferecer um carrinho ou uma cestinha; se o funcionário desconfiar que algum cliente tenha pego e escondido algum produto em seus pertences, a abordagem deve ser sempre muito delicada, se aproximar e perguntar se ele procura algo em especial, se está precisando de ajuda, abordagens como essa fazem a diferença. É importante de tempos em tempos reciclar esse treinamento junto a todos os colaboradores” ressalta Leandro.
2. Invista em tecnologia – “O circuito fechado de câmeras (CFTV) também é muito utilizado, mas é preciso ter profissionais para fazer o monitoramento. Utilizar etiquetas eletrônicas nos alimentos mais furtados e mais caros, como: pilhas, aparelhos e lâminas de barbear e algumas bebidas alcoólicas. A etiqueta eletrônica é uma medida que deve ser acompanhada da instalação de antenas na entrada e na saída da loja para que elas detectem e soem um alarme. Para supermercados maiores que têm seguranças, vale investir nas chamadas “bodycam”, câmeras instaladas nos uniformes dos seguranças. Supermercados como Carrefour e Atacadão já utilizam essa tecnologia”, comenta Rosadas.
3. Supervisionar as iniciativas de prevenção – “Considere a possibilidade de um funcionário ser o fiscal de prevenção de perdas. Ele ficaria responsável por: monitorar e combater desperdícios de produtos, implementar melhorias semanais, verificar diariamente a temperatura dos equipamentos de refrigeração, condições de armazenamento e exposição adequada dos produtos e apresentar relatórios para possibilitar a melhoria contínua na redução de persas”, ensina Leandro.
O especialista finaliza pontuando que há diversos recursos tecnológicos que podem ser adotadas para redução de perdas, além do CFTV, como: alarmes de acesso, coletor dados para realização de inventário, rádios comunicadores, solução de monitoramento de frente de caixa, cofre inteligente, rastreamento e monitoramento de frota, sistema de registro de ocorrência, sistema de controle de acesso de terceiros, botão de pânico com alarme para central de segurança externa, entre outros.
Infelizmente isso é uma realidade longe de acontecer pois o que já imploramos por mais segurança tanto quanto a sistema como pessoas para cuidar da área de venda mas parece que todos estão vendados pois levam quantidade absurdas de mercadoria e ninguém viu nada…quantas vezes chegamos no setor no outro dia e se deparamos com expositores gôndolas módulos vazios…é uma cena deprimente para nós que todos os dias abastecemos simplesmente para levarem embora todo o esforço os alarmes o tempo que levamos para alarmar abastecer fora os milhares de reais que se perdem em mercadorias…sou simplesmente uma funcionária mas toda vez que me deparo com minha área de venda vazia até mesmo sem as gancheiras pk eles levam tudo até as gancheiras é uma sensação de impotência tristeza é mto complicado…quem sabe ter pessoas qualificadas ou até mesmo uma equipe empenhada para salvar recuperar ou até mesmo evitar esso tipo de acontecimento…ficaríamos mais aliviados.
Desculpe o desabafo mas mesmo não sendo nada meu estou cansada de perder para ladrões que fazem a “festa” com nossos esforços e o dinheiro do próprio dono.
perguntar se ele procura algo em especial, se está precisando de ajuda, abordagens como essa fazem a diferença.
sempre que um funcionário identificar uma pessoa com um produto em mãos circulando pela loja, ele deve oferecer um carrinho ou uma cestinha.
Tudo isso é de vital importância para o dia dia de uma loja, sem falar que, no momento em que você oferece esse tipo de ajuda o atendimento é fica diferenciado para o cliente
Olá, sou Gleison Enrique Borges – Gerente de Prevenção de Perdas de uma rede de Supermercados.
O que venho tentando fazer na empresa onde trabalho é levar a CULTURA DE PREVENÇÃO DE PERDAS para todos os funcionários da empresa/loja. Costumo dizer em meus Treinamentos que ministro a seguinte coisa: os Fiscais de piso de loja sempre vão ser um número bem inferior a quantidade de operadores que existe na loja, portanto, se CADA UM dos operadores ajudar a olha/observar o que esta acontecendo no salão de venda e caso identifique algo suspeito ou anormal, por favor, acione o Fiscal e deixa que dali pra frente ele e o restante da equipe monitore o resto. Muita das vezes a Equipe de Prevenção de Perdas só precisa de uma informação para os ajudar. Quando todos ajudam um pouquinho faz toda a diferença.