O Grupo Dia realizou a sua Assembleia Geral Ordinária de Acionistas, na sua sede em Madrid, na Espanha. O Presidente do Conselho de Administração, Stephan DuCharme, acompanhado pelo CEO Global do Grupo Dia, Martín Tolcachir, aproveitou o evento para frisar a importância do ano fiscal de 2022 para a direção da empresa e para agradecer a toda equipe Dia, à sua rede de franqueados e fornecedores e aos seus acionistas pelo apoio e compromisso demonstrados. Graças a um roteiro claro focado na distribuição alimentar de proximidade e à liderança certa, foram alcançados marcos estratégicos e operacionais que aproximam a empresa do final do processo de turnaround.

“Em 2022, os dados mostraram um claro ponto de virada para o Grupo Dia. Os clientes apreciam a nova proposta de valor e a renovação do sortimento e dos nossos produtos com a marca Dia. Os nossos franqueados estão comprometidos com o Dia e querem gerir mais do que uma loja. E o nosso novo modelo de loja é mais rentável, alcançando ganhos de receita e de cota de mercado, apesar de um ambiente econômico complexo”, disse DuCharme no seu discurso aos acionistas.

O Presidente do Conselho de Administração destacou a solidez e a independência da governança da empresa, função exercida pelo Conselho de Administração e pelo Comité de Direção do Grupo “de forma unida, quebrando hierarquias e silos e com um diálogo honesto com as partes interessadas, mais próximo das nossas equipes e franqueados, e dos nossos acionistas, que demonstraram o seu empenho e apoio durante o processo de transformação”.

No último ano, o conselho de administração da Dia foi reforçado com a incorporação de Gloria Hernández, que cumpre o seu primeiro ano como diretora, e de Ben Babcock, nomeado por cooptação em maio e reeleito pelos acionistas.

Martín Tolcachir, CEO Global do Grupo Dia, dirigiu-se aos acionistas para frisar os marcos alcançados durante o exercício de 2022 e para avançar com as perspetivas à medida que 2023 chega à sua metade..

Em 2022, o Grupo movimentou 7.286 milhões de euros, 9,6% acima de 2021, com um aumento de 7,3% nas vendas like-for-like no quarto trimestre. O Ebitda ajustado aumentou para 200 milhões de euros, 76 milhões de euros superior ao de 2021, com uma margem de 2,8%, e o Grupo reduziu para metade o seu prejuízo de 257,3 milhões de euros para 123,8 milhões de euros. Também fez progressos na sua desalavancagem, fechando o ano com uma razão de 2,7x, apesar do esforço de investimento para avançar na transformação do negócio na Espanha e Argentina. A empresa fechou o ano com uma rede de quase 5.700 lojas, 52% das quais em regime de franchising, na Espanha, Argentina, Brasil e Portugal. No último ano, foram renovadas mais de 1.070 lojas e realizadas 128 aberturas, colocando o negócio na Espanha e na Argentina na fase final da transformação da rede de lojas e da renovação dos produtos da marca Dia.

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