A rede de supermercados carioca Prezunic, que integra a multinacional varejista Cencosud, implementou a operação de pagamento com o rosto em 21 estações de checkouts na loja do Shopping Park Jacarepaguá – Multiplan, localizada no bairro do Anil, no Rio de Janeiro, e logo estendeu sua operação para mais duas lojas, nos bairros de Laranjeiras e Tijuca. A expectativa da empresa é continuar, até o final do ano, a expansão da tecnologia em outras unidades do Prezunic, que hoje conta com 33 lojas no Rio de Janeiro.
LEIA TAMBÉM
Prezunic inaugura segunda loja no Rio de Janeiro
Locutor com deficiência visual é destaque do Prezunic
A novidade foi uma parceria entre a rede supermercadista e a empresa especializada em reconhecimento facial para pagamentos, a Payface. “Essa expansão representa uma verdadeira transformação no setor, tornando a experiência de compra mais fluida, conveniente e personalizada para todos os clientes. A tecnologia de biometria facial tem sido fundamental para impulsionar essa evolução e aprimorar o relacionamento entre as empresas e seus clientes”, reforça Eládio Isoppo, CEO da Payface.
Pagamento por biometria já é uma realidade no Brasil
As soluções de identidade digital com autenticação por biometria facial vêm ganhando destaque no setor ao proporcionar uma experiência mais fluida, além de segurança com a proteção e controle de dados. Em 2022, cerca de 28 milhões de transações foram realizadas utilizando o reconhecimento facial biométrico para validação de identidade.
No Brasil, a primeira transação via reconhecimento facial foi feita em 2021 e em agosto do ano passado, a rede mineira de supermercados D’Ville, com cinco unidades na região de Uberlândia (MG), passou a ser a primeira rede de supermercados do Brasil a fazer uso da biometria facial para pagamentos em todos os pontos de venda. Cerca de R$ 50 mil foram investidos nessa tecnologia.