A rede Atacadão Dia a Dia aumentou a margem de clientes por meio de programas digitais, equipamentos inteligentes e processos ágeis, segundo Gerardo Carvalho, Gestor de Tecnologia da Informação do Atacadão Dia a Dia. No último ano, o investimento em soluções tecnológicas no ramo do atacarejo cresceu cerca de 44%, de acordo com estudo realizado pela Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo (SBVC).
“Estamos trabalhando em um projeto de melhoria da base de gestão e informação, usando ferramentas analíticas e de produtividade interna. Isso contribui com a diminuição do prazo de execução das operações, ao mesmo tempo em que melhoramos a satisfação dos clientes”, revela Gerardo, ao falar sobre as tecnologias empregadas à rede.
Ainda segundo o Gestor de TI do Dia a Dia, essa melhora inclui desde a diminuição do tempo nas filas, por meio de processos ágeis; até programas de relacionamento interno. “A última análise apontou um total de 850 mil consumidores fidelizados. Por meio de grandes bancos de dados (big data), o setor de tecnologia da rede consegue realizar análises minuciosas, buscando atender o cliente de maneira personalizada e com promoções que façam sentido a cada um.
Referências e diferenciais do Dia a Dia
Uma das ferramentas mais utilizadas pelos clientes de atacarejo é o buscador de preços. Gerardo Carvalho explica a importância deste equipamento, “Atuamos para fornecer ao cliente informações precisas sobre os produtos, já que existe uma ausência de informações mais completas no mercado. Por isso, criamos o nosso próprio busca-preço, desde o hardware até o software, um equipamento inteligente, mais robusto que mostra além preço de varejo e atacado, preços de ofertas e de oferta exclusiva, além disso, essa tecnologia consegue analisar as zonas quentes e frias do mercado, trazendo inteligência para o negócio” finaliza.
Outro projeto exclusivo do Dia a Dia, solução tecnológica, é o fiscal remoto. “Utilizamos uma central de dados para solucionar eventuais problemas relacionados ao caixa. Desta forma, conseguimos atender as demandas do cliente, seja cancelamento de item, cupom, entre outros; em uma velocidade muito maior do que já visto no varejo, reduzindo em mais de 90% o tempo de espera do cliente no caixa” enfatiza Carvalho.