O Dia Mundial do Meio Ambiente foi criado em 1972, na Assembleia Geral das Nações Unidas. A data é comemorada em 05 de junho e marcou a abertura da Conferência das Nações Unidas sobre o Ambiente Humano, conferência essa que ficou conhecida como Conferência de Estocolmo.
Espera-se que, com o Dia Mundial do Meio Ambiente, a sociedade como um todo obtenha informações relevantes sobre os impactos do homem no planeta e adquira uma postura consciente em relação ao uso dos recursos naturais. Também tem por objetivo lembrar a população e os governantes sobre a importância da preservação dos nossos recursos e da necessidade de leis que garantam um desenvolvimento sustentável.
Para que a conscientização aconteça, a cada ano um tema é debatido amplamente ao redor do mundo. São realizadas campanhas que mobilizam não apenas o cidadão comum, como também governantes e empresas. Como é o caso da parceria realizada entre a rede de supermercados Dalben e a Heineken. No dia 02 de junho de 2023, foi realizada a campanha “Dia do meio Ambiente Dalben” nas unidades Dalben Barão Geraldo e Valinhos. Os clientes cadastrados no programa de relacionamento da rede Dalben (Estilo Dalben), ganharam uma muda de árvore doada pela fundação SOS Mata Atlântica na compra de doze unidades de qualquer cerveja da marca Heineken nas lojas físicas e optando pelo Cupom Verde (cupom fiscal digital) ao registrar suas compras nos caixas. Foram distribuídas mais de quatrocentas mudas das espécies Grumixama amarela (Eugenia brasilensis Lam.) e Araçá roxo (Psidium myrtoides O.Berg) com a ajuda de um time de cerca de 18 voluntários colaboradores da Heineken.
Essa campanha é inédita e ajuda a fomentar ainda mais o compromisso com as questões relacionadas ao ecossistema ESG da Rede Dalben Supermercados e da Heineken. Além disso, vale lembrar que a fundação SOS Mata Atlântica é uma organização não-governamental criada em 1986 cuja missão é a de defender a Mata Atlântica do Brasil, conservando os patrimônios naturais e histórico, buscando um desenvolvimento sustentável que possa preservar a fauna e flora.
Muito legal a iniciativa. Mas acredito que, uma atitude de impacto em termos de sustentabilidade, seria deixar de derrubar árvores. A maioria dos grandes varejistas hoje (lojas com 15, 20, ou as vezes até 80 mil produtos), utilizam o papel para mostrar os preços nas prateleiras, trocando semanalmente 2 a 10 mil etiquetas de preço.. as vezes até mais.
Agora imaginem quanto papel (e árvores) seria economizado se essas lojas adotassem a solução de automação de atualização de preços com o uso de etiquetas eletrônicas?
Vamos abolir o papel e usar a tecnologia em favor da sustentabilidade? Quer sabe como? fale com a gente na etiquetas.io !