Muitos supermercadistas já captaram a importância de oferecer uma jornada de compra otimizada, na qual o shopper consegue encontrar o máximo de conveniência em um só lugar. Com esse entendimento, o segmento de rotisserie está sendo levado a um nível mais alto pelos players, e o Food Service, cada vez mais integrado às operações.
“O serviço de restaurante em supermercados, seja de buffet ou pratos prontos, oferece, em geral, maior conveniência e baixo custo, em comparação a um restaurante. No atual cenário, esses são atributos importantes para os consumidores”, pontua a analista sênior de Alimentos e Bebidas da Mintel, Ana Paula Gilsogamo, em entrevista à SuperVarejo. “No nosso relatório Varejo de Alimentos e Bebidas — Brasil 2021, observamos que 32% dos entrevistados citaram a presença de alimentos e bebidas frescos prontos para consumir como um motivador de escolha de um canal de venda.”
A especialista reforça, entretanto, que diante da nova realidade econômica, para ter boa aceitação e incrementar de fato a receita da loja, é importante oferecer preços mais acessíveis, bem como pratos prontos que possam ser personalizados com itens que o consumidor já costuma levar para casa. Isso porque, de acordo com o estudo Mintel Hábitos Culinários — Brasil 2021, 55% daqueles que têm alguma responsabilidade no preparo em domicílio costumam misturar pratos prontos (como frango assado, por exemplo) com itens caseiros (como salada, feijão e arroz) ao consumir as refeições em casa.
Conheça alguns cases de supermercados que já estão colocando em prática essas estratégias.
Hirota: mais de 150 opções de pratos
Foi depois de uma visita ao Whole Foods, nos EUA, que o presidente da rede Hirota, Francisco Hirota, teve a ideia de começar a oferecer serviços de alimentação dentro de suas lojas. De lá para cá se passaram 20 anos e, hoje, as 105 lojas do grupo oferecem pratos prontos da marca Hirota Food e de outros fabricantes. Além disso, em 18 unidades há o sistema de buffet (Grab & Go). No total, são mais de 150 opções que contemplam também pratos para vegetarianos.
“Vendemos comida quente no setor de Grab & Go e temos geladeiras completas de pratos refrigerados produzidos pela nossa fábrica de alimentos. Pretendemos ampliar a linha de produção e oferecê-la a outros mercados. Algumas lojas do Carrefour já têm os produtos Hirota Food em suas áreas de vendas. Também planejamos oferecer assinatura mensal de alimentos”, revela o diretor de Expansão e Comunicação da rede, Hélio Freddi Filho. Para a operação acontecer, são mais de 150 funcionários, incluindo chefs, auxiliares de cozinha, nutricionistas e engenheiros de alimentos.
Enxuto: uma nova construção gastronômica
Com lares cada vez menores e menos espaço para estocar produtos, nada mais natural que o Food Service entrar na rotina. Pelo menos é essa a percepção da diretora de Marketing da rede Enxuto, Letícia Guilhermino.
Com lares cada vez menores e menos espaço para estocar produtos, nada mais natural que o Food Service entrar na rotina. Pelo menos é essa a percepção da diretora de Marketing da rede Enxuto, Letícia Guilhermino.
O estabelecimento, que já oferecia pratos prontos e buffet para os clientes desde a sua abertura, agora passa por um trabalho de ressignificação. “Fomos estudar os novos hábitos de consumo de alimentação pronta e contratamos uma consultoria para nos ajudar a reconstruir o cardápio”, explica Letícia.
Seguindo a tendência de saudabilidade e valorização do mais fresco, a rede está atualizando suas receitas. “A ideia é levar a sensação de comida feita em casa e com carinho para alimentar as famílias. Também estamos ordenando os balcões para ter mais autosserviço. Ou seja, mais produtos já embalados para que a pessoa não precise pegar fila ou solicitar o alimento, que pode ser levado para casa ou aquecido e comido na hora, nos lugares da loja destinados a isso”, diz.
Para o supermercadista que quer entrar nessa, ela aconselha que se conheça bem o público a fim de entregar o que o cliente realmente quer e também que se trabalhe na diversidade dos pratos. “Comer a mesma comida todos os dias é algo que realmente as pessoas não gostam”, finaliza.
Dalben Supermercados: espaço de alimentação e pratos “instagramáveis”
Em junho desde ano, a rede Dalben estreou dentro da sua flagship store de Valinhos (SP) o espaço gastronômico Mercado da Gula, que funciona como uma praça de alimentação com música ao vivo, chopp, bar de drinks, buffet por quilo e estações de comida, com opções como pizza, hambúrguer e oriental.
“Nós já tínhamos restaurantes e cafeteria, mas inauguramos o Mercado da Gula para que o Dalben fosse o ponto de encontro da comunidade, onde as pessoas pudessem, além de fazer suas compras, também fazer uma refeição e ter um momento de convivência”, comenta a diretora de Marketing da rede, Fernanda Dalben.
Para montar os cardápios, a rede se apoiou nas referências do histórico de vendas da loja e do antigo restaurante, e também contratou chefs de cozinha para entregar um prato de qualidade, gostoso e acessível. “Apostamos em pratos ‘instagramáveis’, ou seja, com forte apelo estético, que despertam o desejo das pessoas, além de serem uma propaganda gratuita para a marca”, conta Fernanda à SuperVarejo.
Ela complementa que uma das vantagens de servir pratos prontos no supermercado é aproveitar o alto fluxo diário de pessoas, que acaba gerando um movimento para o restaurante e vice-versa. “Dessa forma, há uma composição de faturamento.”