O setor atacadista distribuidor iniciou o segundo semestre de 2023 com crescimento de acordo com dados divulgados pelo Termômetro ABAD NielsenIQ. De acordo com o levantamento, houve aumento de 14,2% nas vendas de julho no comparativo com o mês de junho. No acumulado dos primeiros sete meses do ano, o desempenho está 17% melhor do que o obtido no mesmo período do ano passado. Em relação a julho de 2022, o crescimento foi de 14,1%
“As movimentações que acompanhamos ao longo do primeiro semestre nos levam a uma expectativa bastante positiva. Além dos dados macro econômicos animadores, tivemos a aprovação da reforma tributária, que promove maior segurança jurídica às empresas, e o fortalecimento da moeda brasileira frente a outras moedas emergentes. Tudo isso eleva a perspectiva de um setor cada vez mais forte”, diz Leonardo Miguel Severini, presidente da ABAD.
Na visão de Felipe Rutkosky, gerente sênior de Atendimento ao Varejo da NielsenIQ, apesar da estagnação da renda média dos consumidores – o percentual da renda dispendida para a cesta básica caiu de forma não tão significativa de 59,7% em junho de 2022 para 55,6% em junho de 2023 – a perspectiva é bastante positiva.
“A inflação começa a convergir para dentro da meta estipulada pelo Banco Central, o que traz, para os consumidores, uma perspectiva muito grande de melhoria”, comenta. Além disso, o bom desempenho ao longo do ano deve ser destacado. “Temos crescimento robusto e resiliente de 17% no comparativo com 2022, número bem superior à inflação”, completa.
Segmentos em alta
De acordo com a apuração da NielsenIQ, com exceção do Bazar (que apresentou retração de -0,5%), todas as cestas cresceram em volume. Destaque para Cigarro (+8,3%) e Bebidas (+4,8%). Em valor, o crescimento – com exceção de Bazar – é de dois dígitos para todas as cestas. Esse aumento expressivo em valores acontece devido ao aumento de preços que, por exemplo, ultrapassa 20% na cesta de Limpeza.
Analisando os canais de venda, Cash & Carry e Autosserviço Independente têm destaque nas cestas de Alimentos e Limpeza. Enquanto isso, a cesta de Bebidas tem um aumento muito significativo no canal Bar e a de Higiene e Beleza no canal Farma.
O Termômetro ABAD NielsenIQ reporta as informações dos questionários aplicados pela ABAD (Associação Brasileira de Atacadistas e Distribuidores) a cerca de 50 atacadistas e distribuidores, traçando – sobre dados declarados – comparativos entre os períodos selecionados.