O Super Adega, atacarejo com cinco lojas em Brasília (DF) e 162 checkouts, tinha um desafio de melhorar sua eficiência operacional, diminuindo erros na operação de frente de caixa e, consequentemente, as filas. “Não é tarefa fácil, mas a tecnologia vem, justamente, para auxiliar nesses processos”, afirma Kennedy Oliveira, gerente de Prevenção de Perdas do Atacadista Super Adega.
LEIA TAMBÉM
SuperVarejo de setembro traz reportagem sobre a ascensão da rede OXXO no Brasil
Um dos maiores problemas na frente de caixa era, por exemplo, passar um pack de cerveja e uma só lata ser contabilizada. Além disso, quando um erro era detectado, a atendente demorava cerca de 4 a 5 minutos para cancelar, o que é comum para muitos varejistas. “Tínhamos também aquele cartão do fiscal para cancelamentos, que era muitas vezes compartilhado com o operador, e não dava para auditar se esse movimento foi realizado corretamente.”, afirma Kennedy.
A empresa decidiu colocar então uma tecnologia que trouxesse agilidade na frente de caixa, mas que diminuísse efetivamente as perdas e pudesse atuar em tempo real, diretamente nas lojas, antes que as perdas acontecessem. “Optamos por usar o EASiCash com fiscalização remota, da Inwave, o que diminuiu o tempo de um cancelamento do produto no checkout de 5 minutos para 30 ou 40 segundos, pela troca da validação presencial com a atuação da Central Remota. Esse tempo ainda poderia ser menor, porém optou por colocar fiscais de prevenção de perdas para monitorar o processo. “Outro dia um cliente passou uma peça de carne, mas estava com o preço do pão. Assim o fiscal de prevenção foi detectar o que tinha ocorrido e percebeu que quem pesou, passou na balança pães e esqueceu de mudar o código. Se tivéssemos apenas cancelado o produto, o erro poderia ocorrer mais vezes”, explica. “Hoje com o fiscal remoto no monitoramento, conseguimos atuar com o erro no momento da compra em todas as lojas”. Como consequência, a rede conseguiu redução de 98% de ocorrências nos processos de validação dos fiscais de caixa (multiplicação, cancelamento de cupom, cancelamento de item etc.)”, disse.
Segundo Kennedy, outra conquista foi a diminuição de filas o que traz cliente mais satisfeitos e a melhora no trabalho de todos. “Imagina que em média, temos 1.500 atendimentos por dia, e nos fins de semana cheio, chegam a 4.500 atendimentos. Com a operação anterior, de validação com os fiscais presencialmente na loja, ficavam filas no caixa e muitas vezes, tínhamos de correr no estacionamento para buscar mais carrinhos para quem chegava. Hoje isso não ocorre e podemos fazer o trabalho de forma mais tranquila, tanto em relação aos erros quanto em relação à auditoria”.
“O EASiCash atua na redução de perdas. Além do monitoramento das operações, o sistema possibilita a supervisão remota, pela qual diversas operações, que antes necessitavam do deslocamento de um fiscal fisicamente até o caixa, pode ser feita em poucos segundos a partir de uma Central. Ou como o Super Adega adotou brilhantemente, o uso do fiscal de prevenção de perdas para as validações de frente de caixa, além de monitorar as operações”, explica Adriano Sambugaro, diretor de Marketing e Vendas da Inwave.