Na era da digitalização, cada vez mais as empresas buscam por soluções tecnológicas e ágeis para facilitar o dia a dia dos clientes. Nos supermercados não é diferente. Robôs, mercados 100% autônomos e caixas de autoatendimento já são realidade. Mas, e para parte da população que ainda não se habituou com esse estilo de vida tão rápido e agitado? Foi pensando nesse público, principalmente composto por pessoas idosas, que a rede holandesa de supermercados, Jumbo, abriu checkouts onde os clientes poderão parar para conversar, em vez de pagar suas compras o mais rápido possível.
O primeiro ‘checkout de bate-papo’, como foi apelidado, foi inaugurado em 2019 em Vlijmen, cidade na província holandesa de Brabante do Norte. Seu sucesso levou o grupo a planejar a operação de mais 200, principalmente em lojas em áreas onde a solidão é um problema.
“Muitas pessoas, principalmente os idosos, podem se sentir solitárias. Como empresa familiar e rede de supermercados, temos um papel central na sociedade. As nossas lojas são um ponto de encontro e isso significa que podemos fazer algo para combater a solidão. O checkout de bate-papo é apenas uma das coisas que podemos fazer”, disse Colette Cloosterman-Van Eerd, gerente de operações da Jumbo.
O chat checkout do supermercado faz parte de um programa do Ministério da Saúde do país para combater a solidão. A Holanda tem cerca de 1,3 milhão de pessoas com mais de 75 anos, mais da metade das quais disseram que se sentem solitárias regularmente.
A iniciativa pretende captar precocemente os sinais de solidão dos idosos e convidar empresas e entidades a trabalharem em conjunto para encontrar soluções criativas. “Estamos orgulhosos de que nossa equipe queira trabalhar no chat checkout. É um gesto pequeno, mas valioso, especialmente em um mundo cada vez mais digital e rápido”, disse Cloosterman-Van Eerd. Além do checkout, vários supermercados Jumbo também introduziram um ‘espaço de bate-papo’ onde os moradores podem tomar um café e conversar.
Fonte: Dutchnews.nl
Atendimento humanizado .
Muito bom!!!
Minha mãe ida todos os dias ao pão de açúcar do shopping Iguatemi e todos os caixas conheciam ela. Dizia que já fazia a caminhada matinal e encontrava as amigas rssss adorava!
Essa é uma forma de unir o útil ao agradável, pois a maioria são pessoas viúvas que simplesmente não querem um novo relacionamento e poder bater um papo é uma forma de não se sentirem sozinhas. Top demais.
show, penso que nossos varejistas precisam começar a pensar nestas opções de retenção de clientes….
Adorei a ideia, a verdade é que o consumidor sênior deve ser respeitado e valorizado, todos têm sua história de vida de contribuição para a sociedade, nada mais justo que receba um tratamento digno e acolhedor.
Tudo que se faz pelo bem dos idosos, é digno de aplausos e gratidão, haja vista que todos envelhecerão um dia tbm.Atitudes de honra e amor.Parabéns pela iniciativa!
Sensibilidade e humanismo são atributos que não podem faltar nas relações com os clientes. Parabéns a rede holandesa.
Que chegue logo por aqui!
Sensibilidade e humanismo são atributos que não podem faltar nas relações com os clientes. Parabéns a rede holandesa.
Sensibilidade e humanismo são atributos indispensáveis nas relações com os consumidores.
Maravilhoso ver que ainda existem pessoas preocupadas em ajudar outras pessoas. As pessoas que vivem sós sejam idosas ou não, sentem muita solidão. Preocupar-se com estas pessoas é um dever humanitário.
Parabéns aos donos desta rede de supermercados e a seus funcionários.
Trabalhei muitos anos com pessoas sós
,viúvas (os), pessoas separadas e solteiras. Estas pessoas, a maioria das vezes sofre muito por não ter com quem conversar.
Além de tudo isso que é realmente fantástico poderiam incluir nesse pacote um precinho especial, lógico que limitação de produtos, senão os velhinhos começarão a fazer compras para a família toda!!! Algo nesse sentido ajudaria bastante!
Não apenas idosos. Há muitos anos que não perco uma chance de conversar até com os funcionários do caixa, desde que não atrapalhe a fila. Quantas pessoas encontrei carentes de atenção, de uma conversa simples, inclusive jovens!
Nossas instituições devem oferecer o que os clientes realmente necessitam e não apenas o que eles podem comprar
Eu gostava muito de conversar com idosos. Papo culto, histórias de vida, experiências diversas e sempre com valores e princípios retos.
Hoje sou idoso!
A rede de supermercado Jumbo se apresenta com uma visão humanitária. Parabéns para eles. Iniciativa igual deveria ser implantada no Brasil, por vezes , os idosos tão desconsiderados .
Creio que isto é um grande exemplo de gestão, de pensamento diferente e sobretudo define o conceito de qualidade (um dos ) que adaptação as necessidades dos clientes. Parabéns.