Como estreitar relacionamento com o cliente e aumentar a adesão ao aplicativo da loja? Para a rede Princesa Supermercados, do Rio de Janeiro, a solução para essa questão envolve uma estratégia muito conhecida: os promotores de venda. A menos de um ano para completar quatro décadas de funcionamento, a rede pôs como objetivo até a data aumentar o número de usuários cadastrados em sua ferramenta própria.
Para isso, investiu em geolocalização para conseguir atrair o consumidor que está perto de cada loja da rede. Ao mesmo tempo, promotores passaram a ir para as ruas do entorno dos pontos de venda ativando o download do app e mostrando os benefícios para as pessoas. De acordo com Lorena Cerqueira, gerente de Marketing do Princesa Supermercados, o objetivo é levar as ofertas para o consumidor que está próximo das lojas físicas, mas preferem conforto e praticidade.
Esta ativação acontece nas ruas da cidade, perto das lojas Princesa Supermercados, até o dia 1º de julho, mas existem outros planos para este período do ano, segundo a gerente de Marketing da rede. “Estamos trabalhando com ações voltadas ao Dia dos Namorados, com cestas especiais que o cliente pode reservar em nossas lojas e nós fazemos a entrega. Além disso, estamos montando barraquinhas com produtos prontos e típicos de um arraiá, para entrar ainda mais no clima junino”, adianta Lorena.
Promotores complementam o digital
Para atender a exigência dos consumidores pela experiência digital, a rede investiu ainda mais no desenvolvimento do aplicativo durante a pandemia por causa da maior demanda dos clientes pelo canal digital. “O Princesa já tem como posicionamento ser uma loja de proximidade e não poderia ficar longe dos clientes neste momento”, afirma a gerente de Marketing da rede.
Os promotores que fazem parte desta nova ação da rede receberam treinamento para auxiliar as pessoas que têm dificuldade em fazer o download do App, por exemplo. De acordo com Lorena, os profissionais conseguem tirar dúvidas e dar voz à marca junto às pessoas que estão próximas das lojas físicas. “Os promotores mostram como baixar o aplicativo, os benefícios, mas também levam o sentimento de proximidade que a marca Princesa quer evidenciar em sua comunicação”, explica.
Segundo Patrícia Barreto, diretora de Live Marketing da FLUXXO, agência responsável pela ação com os promotores, esses profissionais são peças fundamentais na comunicação. “Eles fazem o corpo a corpo com os consumidores, interagem, tiram dúvidas, falam de maneira clara e direta e, no caso desta ação, os promotores ensinam os consumidores com menos proximidade com o digital a baixar e instalar o APP, para por exemplo”, completa.