A movimentação no varejo paulistano está aquecida e tem boas chances de consolidação de um ano em patamar positivo para o setor. Houve alta de 14,5% no varejo paulistano, comparada com o mesmo período de 2020, de acordo com o Balanço de Vendas, elaborado pelo Instituto de Economia Gastão Vidigal (IEGV) da Associação Comercial de São Paulo (ACSP), com amostra da Boa Vista SA. O indicador mostrou ainda um leve avanço de 0,9% sobre os mesmos quinze dias de 2019 e 3,1% se comparado com outubro deste ano.
Esse ritmo de elevação se dá por conta do efeito das flexibilizações que ocasionaram em maior tempo de funcionamento dos estabelecimentos comerciais, do fim das restrições de ocupação e da maior locomoção dos consumidores para comprar fisicamente.
“Nossa expectativa agora é com as promoções da Black Friday que prometem manter o aquecimento do setor. Crescimento real só em 2022, já que, neste ano, o que se espera e atingir o mesmo patamar de 2019, quando não se tinha pandemia”, afirmou Marcel Solimeo, economista da ACSP.
Créditos da imagem: iStock