Foi em meio às restrições impostas pela pandemia, que supermercados menores, pequenos varejistas e os mercados autônomos, aqueles instalados dentro de condomínios ganharam impulso e se desenvolveram. Dentro desse cenário, a Yandeh, marketplace para mercados de bairro do país, expande sua atuação pelo interior de São Paulo, chegando na região de Campinas e Jundiaí, importantes polos de consumo do Estado, que têm mais de 1.700 supermercados, mercados autônomos e pequenos varejos. Com a operação nos novos municípios, a empresa projeta aumentar sua base de clientes em 30%, além de gerar aproximadamente uma dúzia de novos postos de trabalho.
Para se ter uma ideia do tamanho e da relevância econômica do segmento de pequenos varejistas e supermercados dos grandes aos menores, dados da pesquisa NIQ Ebit, mostraram que de janeiro a abril, os “supers” grandes cresceram 12,9% e os pequenos, 9,2%. O modelo de negócio dos mercados autônomos também se consolidou e conquistou o consumidor brasileiro. Empresários do setor afirmam que hoje, existem aproximadamente 10 mil mercados autônomos no Brasil e que esses estabelecimentos movimentam entre R$1,5 bilhão e R$2 bilhões por ano. A expectativa é que esse valor dobre até o final de 2023.
Lucas Sanches, CEO da Yandeh, destaca que esses estabelecimentos são fundamentais para o desenvolvimento da economia do país, principalmente por conta da maneira como movimentam o consumo em suas zonas de atuação. E ressalta a importância da tecnologia e da inteligência de dados como ferramentas para de fato consolidar a atuação dos pequenos varejistas e torná-los competitivos diante das grandes redes e dos atacarejos.
“A tecnologia é fundamental para desenvolver pequenos negócios. Os donos de mercados menores nem sempre sabem, por exemplo, qual a melhor precificação de um produto ou qual é o mix que deveriam ter para atender melhor os clientes e aumentar seu faturamento. Diante disso, entregamos esses dados e também fazendo a ponte entre os mercadinhos e a indústria, ajudando a impulsionar esses estabelecimentos. Temos um produto que digitaliza os distribuidores, transferindo tudo para a nossa plataforma.
O CEO da startup que oferece a possibilidade do pequeno varejista aumentar sua competitividade frente aos grandes mercados, ainda destaca que a chegada da Yandeh para atender as demandas dos empresários do segmento varejista tanto em Campinas quanto em Jundiaí representa um passo muito importante e estratégico para o plano de expansão e consolidação da empresa no mercado. “Cada novo player que cadastramos aumenta a venda em pelo menos 30%. Também conseguimos dobrar a margem do varejista com o uso da inteligência de dados, sem contar com a positivação de itens, que é a quantidade que se compra do fornecedor, que pode crescer até 60%”, revela.