Desde que abriu um delivery de bebidas em 2016, na cidade de Vitória, no Espírito Santo, e que, posteriormente, em 2017 se transformou em uma loja de varejo autônoma na mesma cidade, a Zaitt se utiliza da tecnologia para oferecer uma jornada de compra de praticidade e conveniência para quem frequenta as suas 12 unidades distribuídas nos estados do Sudeste, além de Alagoas, na região Nordeste e no Distrito Federal. Agora a companhia, que apresenta em média 500 skus por estabelecimento em alimentos, bebidas e snacks, planeja fechar 2022 com 90 lojas e alcançar o fim de 2023 com 500 unidades no modelo de franquias, que custam de R$ 200 mil a R$ 250 mil e com uma expectativa de retorno de 36 meses do capital investido.
Como está o plano de franquias?
Achamos a franquia fundamental porque sempre acreditamos que seria fundamental ter sócios na ponta que pudessem dar esse grau de customização, de regionalismo para cada uma das lojas dentro da diversidade brasileira. E o ano de 2021 foi quando viramos totalmente a chave da Zaitt para sermos uma franqueadora. Mudamos pessoas, a estrutura da empresa e crescemos o time quase três vezes ou mais e em um ano fechamos 43 contratos, extrapolando a nossa meta que era de 35 contratos. Para 2022 a nossa meta é a de fechar 130 contratos, terminando o ano com 80 a 90 lojas rodando, para chegarmos no fim de 2023 com 500 lojas abertas em contratos de franquia.
Quanto custa uma unidade da Zaitt?
O investimento fica entre R$ 200 mil a R$ 250 mil, com retorno do investimento em 36 meses, e dentro da nossa proposta de valor ao franqueado está o baixo esforço operacional que ele terá. Não quer dizer que ele não irá trabalhar. Ele vai sim ter que dedicar algumas horas do dia dele, mas a gente trabalha para reduzir esse esforço que ele tem na ponta. Se em outras franquias, às vezes, ele até tem um retorno financeiro maior, isso é ilusório porque esse cara não consegue ter um outro emprego, não consegue tocar um outro negócio porque ele tem que se dedicar integralmente. Na Zaitt ele pode gastar algumas horas por dia ou ter um funcionário meio período, que dá conta de cuidar de uma ou de mais lojas e pode levar um modelo inovador, que realmente tem diferenciais competitivos para as cidades e criar um novo mercado.
Como funciona o negócio?
Queremos ser um canal muito próximo com esse franqueado, para aprendermos muito com eles no dia a dia. Acreditamos que ser uma empresa ágil não é sobre você fazer coisas rápidas, mas sim, você receber feedbacks rápidos e ajustar de maneira ágil também e é nisso que acreditamos. Não queremos ter nenhum intermediário neste processo também, seja na negociação ou no fazer da loja, a gente que cuida de toda a negociação e de toda a captação de franqueados. Para o mix, temos um núcleo de varejo dentro da companhia, que olha só para isso, sortimento, estratégia de compras e estratégia de pricing e de exposição, de acordo com a região. Começamos com uma loja faturando R$ 12 mil por mês. Hoje em dia, a gente não abre o dado oficial da empresa, mas duplicamos isso algumas dezenas de vezes. Temos franquias e já temos unidades apresentando na maturidade – apesar do pouco tempo em que elas estão rodando – próximo de R$ 60 mil a R$ 70 mil por mês cada franquia, esse é plano que desenhamos para elas.
Assista ao vídeo sobre o Zaitt e o CEO contando sobre a história da companhia.