Com a chegada do fim de ano, o setor varejista enfrenta desafios relacionados ao volume de demandas e organização do tempo. Esse fato exige atenção dos supermercados, afinal, atrasos e atendimentos com imprevistos podem levar os clientes a desistirem da compra, além de reclamarem sobre o estabelecimento e, por consequência, gerar uma crise para a empresa.
Dentre os desafios enfrentados pelo setor varejista está o acúmulo de pessoas em filas imensas aguardando o atendimento e a espera pode gerar desconforto ao cliente. Segundo pesquisa realizada pelo Adyen, 85% dos brasileiros já desistiram da compra por consequência de fila. Contudo, atualmente, existem tecnologias que apoiam as lojas a otimizarem o tempo e aprimorarem a qualidade do atendimento de forma estratégica, como é o caso do self-checkout.
O self-checkout (também conhecido como “caixa de autoatendimento”) permite que os clientes tenham mais opções além do caixa convencional e, em dias de altas demandas, acaba sendo um alívio para os consumidores, principalmente em períodos como Natal e Ano Novo, em que os estabelecimentos, como supermercados, ficam lotados. Assim, o estabelecimento atua verdadeiramente de forma frictionless (sem atrito), em que o cliente pode optar por uma jornada sem fricção e sem incômodos. Independentemente se o estabelecimento possui longas filas ou não, o self-checkout otimiza sua jornada de compras e agiliza este processo.
Se na loja atual estiver inviável a compra, o consumidor automaticamente escolherá outro local. Logo, para não perder para o concorrente, é interessante dar a opção do autoatendimento e a possibilidade de finalizar a compra sem maiores problemas e atrasos.
Self-checkout como parceiro do atendente
Para algumas pessoas, a tecnologia, desde a sua chegada, pode ter parecido preocupante aos funcionários, pois a discussão de que a tecnologia “roubaria o emprego” dos demais estava em alta. Entretanto, esta questão já se deu por vencida e fica claro o quanto soluções como o autoatendimento mostraram ser um apoio e não vilão no dia a dia.
Certamente, para manusear e até mesmo responder dúvidas sobre o caixa de autoatendimento, o atendente é o insubstituível. Também é válido lembrar que o operador de caixa não deixará de existir, considerando até mesmo os diferentes perfis de consumidor (há, ainda, aqueles que procurarão o caixa convencional). Os demais atendentes poderão ficar à disposição dos clientes, além de conseguirem auxiliar o consumidor no uso o self-checkout e outras tecnologias disponibilizadas pelo varejo.
Por que instalar self-checkout na sua loja?
O self-checkout se tornou indispensável no mercado, portanto, quando não se tem essa tecnologia, o supermercado pode, muitas vezes, ser considerado ultrapassado. De acordo com dados da PWC, obtidos em um levantamento com 15 mil pessoas de 12 países (incluindo o Brasil), 49% dos consumidores da América Latina comentaram que abandonariam a marca que gostam muito caso vivenciassem uma experiência ruim.
Dessa forma, pensar em frictionless retail e experiência do cliente são necessidades nos dias de hoje. O fato é que os consumidores já estão adaptados a essa realidade e até criaram um costume da compra sem ter atritos. Além disso, obter essa solução mostra que o estabelecimento se preocupa com o cliente e lhe oferece mais opções de como fará a finalização de determinada compra.
O self-checkout é a inovação que permite uma experiência satisfatória, agregando agilidade e autonomia na finalização da compra. Ainda há empresas que não entendem que ruídos na jornada de compra são comprometedores e que investir em um percurso frictionless dentro do estabelecimento é essencial para mudar esse cenário.
Por fim, o self-checkout veio para transformar a forma única de se comprar nas lojas, trazendo modernidade e inovação de maneira que também seja vantajoso ao cliente. Agora, chegando próximo ao período de festas de final de ano, essa tecnologia com certeza facilitará a jornada de compras de muitos consumidores em todo o mundo.