O Magalu atingiu a marca de 200 mil sellers em seu marketplace. Atualmente, a comercialização de produtos de terceiros representam 36% das vendas online da companhia. Em um ano, o Magalu dobrou o número de lojistas. São 10 mil novos vendedores adicionados à plataforma por mês, cinco vezes mais que em 2020. “Estamos mostrando ao varejo analógico que vender pela internet é um caminho sem volta, seja qual for o tamanho do negócio, e muito mais simples do que as pessoas pensam”, afirma Leandro Soares, diretor executivo de marketplace do Magalu.
A maior parte dos 200 mil sellers da companhia começou a vender graças ao Parceiro Magalu, programa de digitalização de pequenos e médios negócios, criado em 2020, logo após o início da pandemia de Covid-19. As lojas físicas também desempenharam um papel fundamental para a empresa atingir a marca. Atualmente elas são responsáveis por trazer seis a cada dez novos varejistas analógicos para o marketplace.
Desde agosto do ano passado as lojas vêm se transformando em uma espécie de agência dos correios, onde o seller pode despachar os produtos vendidos a seus clientes por meio da malha logística do Magalu. “Queremos que o varejista local enxergue nossa loja como aliada, que o ajudará a vender por todo o Brasil, não como uma competidora”, diz Soares.
Hoje, o segmento de moda é a maior categoria em número de sellers, cerca de 45 mil, seguida de utilidades domésticas, construção, alimentos e bebidas, produtos automotivos, beleza e perfumaria.