O segundo dia da Viagem Técnica Internacional (VTI) para Berlim, na Alemanha, garantiu visitas à grandes redes do varejo, que possuem forte presença e movimentam a economia alemã, como a Edeka, a Bio Company, a Puma, a Apple e a H&M. A EDEKA Forum Steglitz, por exemplo, passou por um grande programa de modernização, desde 2019, reposicionando-se como uma propriedade de uso misto, com foco nas necessidades das famílias locais. O mix inclui maior espaço para escritórios e instalações de lazer, reforçando o que o varejo já comunica nos últimos anos: proporcionar uma experiência especial ao cliente faz toda a diferença.

A EDEKA está presente em toda a Alemanha e possui uma ampla variedade de produtos, desde alimentos frescos, produtos básicos de mercearia até itens não alimentares. Eles também costumam ter uma sessão de produtos regionais, enfatizando a conexão com fornecedores locais.

Para Luiz Takenori, diretor administrativo do Ayumi Supermercados, as visitas têm agregado com insights e tendências que podem ser aplicadas no Brasil. “O que pude notar é que o varejo tem mudado cada vez mais rápido, ano a ano. O setor deixou de ser um lugar que o cliente só faz as compras e vai embora e virou um espaço que proporciona experiências”, comenta o executivo.

Para Pedro Lopes, Presidente da APAS (Associação Paulista de Supermercados) – Associação que está promovendo a VTI -, a viagem está sendo muito proveitosa, pois o grupo tem a oportunidade de visitar empreendimentos que vão além do varejo alimentar. Até o dia 15 de setembro, supermercadistas do Estado de São Paulo terão a oportunidade de conhecer mais da capital alemã que possui uma forte tradição de qualidade e eficiência em seus setores de manufatura e varejo. Conheça mais detalhes das lojas que foram visitadas nesta terça-feira (12):

Bio Company

A Bio Company é pioneira em supermercados sustentáveis, desde 1999, agora com uma presença expansiva de mais de 60 lojas em Berlim, Brandemburgo, Saxônia e Hamburgo. As lojas oferecem uma seleção completa de produtos sustentáveis, todos certificados, com uma ênfase notável em produtos regionais. Os alimentos são provenientes de agricultura e aquicultura 100% orgânicas. Com uma ampla variedade que abrange frutas frescas, vegetais cultivados organicamente, pães da própria padaria orgânica, carnes e embutidos.

Puma Store

A Puma é uma das principais marcas globais de artigos esportivos, moda e estilo de vida. Fundada em 1948, na Alemanha, a empresa é conhecida por sua variedade de produtos, incluindo roupas esportivas, calçados, acessórios e equipamentos. A Puma é conhecida por suas abordagem inovadora no design de produtos, frequentemente colaborando com designers, artistas e celebridades para criar coleções únicas e diferenciadas.

H&M Home

Inaugurada em 2022, a nova concept store oferece uma experiência dinâmica e inspiradora ao cliente. A loja conceitual está distribuída em dois andares, com mais de 650 m². O espaço arquitetônico apresenta um ambiente caloroso e acolhedor. Além disso, a H&M trabalha em questões de sustentabilidade há mais de 20 anos, afetando os setores de moda e interiores.

Apple

A Apple apresentou a primeira Apple Store no bairro de Mitte, em Berlim. Localizada na Zona Leste da capital, a loja permite que os clientes conheçam com facilidade os novos produtos bem a tempo para o Natal e desenvolvam habilitades que levam sua criatividade a outro nível.

2 thoughts on “Varejo alemão apresenta tendências e gera insights aos supermercadistas brasileiros

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