Muitos supermercadistas começam o ano de 2023 com diversos aprendizados e, dentre eles, a tecnologia é o principal destaque em relação a operação das lojas e, claro, a experiência do consumidor. Hoje, as empresas varejistas – e de praticamente todos os setores – têm ferramentas que ajudam a aplicar novas práticas com foco no novo consumidor.

Segundo dados do IPT (Índice de Produtividade Tecnológica), estudo feito pela TOTVS em parceria com a H2R Pesquisas Avançadas, 94% dos comerciantes brasileiros têm, no mínimo, um canal digital de vendas. De acordo com Elói Assis, diretor-executivo de produtos de varejo da TOTVS, as principais tendências para o varejo neste ano passam por conveniência, social commerce, logística e a própria loja física.

Hiper conveniência

Depois de entender os novos hábitos do consumidor em relação às compras online, o novo passo é oferecer a hiper conveniência ao seu cliente. Para Elói, o consumidor busca conveniência e isso significa pontos de venda sem fricção e em locais de fácil acesso; entrega mais rápida; e opção de retirada das compras online nas lojas físicas. Segundo o executivo, essa é uma tendência que chega com ainda mais força em 2023.

Evolução do social commerce

De acordo com o diretor-executivo de produtos de varejo da TOTVS, as gerações alpha e Z são omniconsumidores que vêem as compras online e pelas redes sociais como algo básico, assim como uma boa experiência de compra. Elói acredita que plataformas como TikTok e YouTube estão na fila para oferecer as funcionalidades de social commerce para concorrer com outras redes sociais

Investimento em logística

Com base nos dados do IPT de Logística, outro estudo feito pela TOTVS e H2R Pesquisas Avançadas, 20% dos varejistas que têm a gestão logística como aspecto essencial no seu negócio contam com um sistema de gestão onde a tecnologia organiza e controla todo o processo. Para o executivo da TOTVS, a jornada da entrega é uma das principais tendências para este ano.

Redescoberta da loja física

Segundo Assis, o varejista precisa saber como explorar o espaço físico de formas diferentes e criar novas experiências para os consumidores. Hoje, as grandes lojas podem servir como solução para a estratégia de logística fazendo uso do estoque da loja para oferecer entregas mais rápidas ou a opção de retirar na loja caso ainda não ofereça esse tipo de serviço.

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